A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 24 de novembro de 2025 às 15h29min
Tag(s): Na Trilha da Democracia
Reconhecido por best-sellers que marcaram o debate público, Jessé Souza está de volta ao projeto Na Trilha da Democracia para lançar seu mais recente livro: “Por que a Esquerda Morreu”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no próximo dia 3 de dezembro, às 19h, no Auditório Otto de Brito Guerra, localizado na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Esta é a segunda vez que o sociólogo participa do projeto idealizado pelo ADURN-Sindicato. Nesta, que é a 14ª edição da atividade, a entidade conta com a parceria da Editora Civilização Brasileira e da Livraria Cooperativa Cultural.
Em sua nova obra, Jessé sustenta que a crise da esquerda não se deve a um esgotamento ideológico, mas a mudanças estruturais que alteraram o pacto social e impactaram o comportamento político da população. Souza ainda traça um diagnóstico do momento histórico e aponta caminhos para reconstruir uma consciência capaz de enfrentar as novas formas de exploração.
Bacharel em Direito e Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e pós-doutor pela New School for Social Research, nos Estados Unidos, foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2015 e 2016.
Autor de mais de 20 livros — entre eles A Tolice da Inteligência Brasileira, A Elite do Atraso e A Radiografia do Golpe — tornou-se uma das vozes mais influentes do pensamento social contemporâneo no país. Sua obra combina rigor acadêmico e linguagem acessível para desvendar os mecanismos simbólicos que sustentam a desigualdade e moldam a política brasileira.
Data: 03 de dezembro
Horário: 19h
Local: Auditório Otto de Brito Guerra - Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)