Seminário do EBTT fortalece integração na UFRN e contará com participação do ADURN
Estão abertas, até o dia 26 de fevereiro, as inscrições para o I Seminário de Integração do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFRN, o SEBTT. O encontro acontece no próprio dia 26, no auditório da Reitoria, com credenciamento das 8h às 9h e programação das 9h às 17h. A iniciativa reúne as cinco unidades acadêmicas especializadas que ofertam o EBTT na Universidade: a Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Saúde, Escola de Música, Instituto Metrópole Digital e o Núcleo de Educação da Infância, além da Secretaria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica.
O seminário é gratuito e voltado para gestores, docentes e técnicos administrativos do EBTT, além de estudantes e professores de outras instituições interessados no tema. A proposta é fortalecer a integração entre as unidades, socializar experiências e construir coletivamente proposições para o fortalecimento da educação básica, técnica e tecnológica na UFRN. As inscrições devem ser feitas pelo Sigaa, na aba de eventos.
O ADURN-Sindicato terá participação ativa na programação. A professora Gilka Pimentel, diretora de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Sindicato, destaca a importância da atividade. “Esse é um seminário importante porque possibilita não só o diálogo, a troca de experiência e conhecimento entre as unidades, mas também permite que a gente se conheça dentro da universidade”. Ela também reforça que o Sindicato estará na mesa trazendo um panorama nacional do EBTT nas universidades e convida os docentes da carreira a participarem.
Para o professor Dárlio Inácio, diretor do ADURN-Sindicato e docente da Escola Agrícola de Jundiaí, a iniciativa é fundamental para dar visibilidade à carreira. “Eu considero que o seminário da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico da UFRN é uma atitude extremamente louvável, [..] esse seminário vai discutir vários temas ligados à carreira EBTT e também vai deixar um legado na nossa universidade e divulgar que existe essa carreira dentro da UFRN”.
Darlio lembra que a carreira EBTT é equiparada ao magistério superior em termos salariais e de progressão e ressalta o papel histórico da organização sindical nas conquistas da categoria. “O PROIFES-Federação, ao qual o nosso sindicato é vinculado, tem um legado muito forte de trabalho junto da carreira EBTT, com conquistas fundamentais, como o acesso ao cargo de professor titular. Isso foi uma conquista que foi alcançada com árduas penas e com a luta sindical envolvendo vários sindicatos federados ao PROIFES-Federação”.
A presença do ADURN no seminário reafirma o compromisso do Sindicato com a valorização dos docentes do EBTT e com o fortalecimento da educação pública na UFRN. Para outras informações, acompanhe o perfil do evento no Instagram.