PRECATÓRIOS: TRT/RN conclui expedição e montante referente ao processo entra no Plano Orçamentário de 2027
Na manhã desta quinta-feira (12), o ADURN-Sindicato recebeu a informação oficial de que a expedição referente ao processo dos Precatórios foi concluída e vai, portanto, compor o Orçamento de 2027. Dos 1.930 precatórios expedidos, 1.407 são de responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E, a partir do acordo realizado entre o ADURN-Sindicato e a universidade - celebrado ainda em 2025, o número de docentes que serão beneficiados(as) com esse pagamento corresponde a 1.393.
A expedição foi finalizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região do Rio Grande do Norte (TRT/RN) e divulgada pelo órgão em seu portal oficial. Ainda de acordo com o tribunal, a previsão é que o repasse dos valores ocorra ao longo do exercício de 2027, conforme a descentralização dos recursos financeiros ao Regional. A assessoria jurídica do ADURN-Sindicato, através da assessora e advogada Andreia Munemassa, está atualizada do assunto e celebra a conclusão: ”Foi um trabalho que não teve dia e nem hora para acontecer, inclusive, toda essa equipe do tribunal, bem como do Escritório Munemassa Advogados trabalhou no recesso: no Natal e no Ano Novo, de modo que os professores e herdeiros possam, de fato, ter o valor dos precatórios pago em 2027.
Além disso, Andreia reforça que o desfecho da expedição do processo se refere a uma luta coletiva, ADURN-Sindicato e assessoria jurídica: “Essa é uma notícia a ser comemorada, e que foi fruto de um esforço conjunto de várias pessoas que trabalharam incessantemente para que o direito de vocês seja efetivado, finalmente, através do pagamento do acordo na Ação dos Precatórios”.