Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

Pesquisadores recrutam voluntários para estudo sobre ansiedade

Publicado em 22 de Abril de 2026 Por ADURN Sindicato
Foto: Google

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão recrutando voluntários para participação em um estudo que investiga estratégias de cuidado integrativo voltadas ao manejo da ansiedade e à promoção do bem-estar em adultos e idosos. A pesquisa, intitulada ‘Enfermagem integrativa no cuidado à ansiedade e ao bem-estar de adultos e idosos: estudo de métodos mistos com imagem guiada de abordagem espiritual e aromaterapia com óleo essencial de Lavandula angustifolia’, busca avaliar os efeitos da associação entre imagem guiada e aromaterapia com óleo essencial de lavanda.

A imagem guiada é uma prática conduzida por áudio ou voz, na qual o participante é orientado a imaginar cenários e sensações que favorecem o relaxamento. No estudo, essa técnica será associada à aromaterapia com lavanda, reconhecida por seu potencial relaxante. A abordagem adotada possui caráter espiritual, mas não religioso, sendo aberta a pessoas com qualquer crença ou mesmo sem vínculo religioso.

A pesquisa é conduzida pela doutoranda Louise Constância de Melo Alves Silva, enfermeira e mestra em Enfermagem, sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Dantas, do Departamento de Enfermagem da UFRN. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio de formulário on-line (Google Forms). O início da pesquisa está previsto para o dia 4 de maio de 2026, com participação mediante agendamento prévio diretamente com a pesquisadora.

Podem participar pessoas com 19 anos ou mais, de ambos os sexos, que apresentem ansiedade diagnosticada ou autodeclarada, tenham disponibilidade para comparecer ao Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS/UFRN) e aceitem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Ao todo, estão sendo ofertadas 38 vagas.

A participação consiste na realização de uma única sessão de imagem guiada associada à aromaterapia com óleo essencial de lavanda, com duração aproximada de 20 minutos, sendo 15 minutos de preparo e 5 minutos de prática com áudio. Antes e após a intervenção, os participantes responderão a questionários para avaliação dos níveis de ansiedade e bem-estar. Parte dos voluntários poderá ser convidada, de forma opcional, para uma entrevista com gravação de áudio sobre a experiência vivenciada.

As atividades ocorrerão no Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS/UFRN), localizado no prédio da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), no início do campus da UFRN, próximo ao Departamento de Artes.

Após a inscrição, a pesquisadora entrará em contato pelo telefone informado para realizar o agendamento do atendimento. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, também é possível entrar em contato pelo número (84) 99662-1067.

Fonte: PPGENF/UFRN; Edição: Vilma Torres; Revisão: Beatriz de Azevedo.


Compartilhar: