Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

Entidades científicas divulgam carta em defesa da reeleição de Lula

Publicado em 15 de Outubro de 2026 Por ADURN Sindicato
Entidades científicas divulgam carta em defesa da reeleição de Lula

Mais de 30 entidades científicas da educação assinam uma carta em defesa da reeleição do presidente Lula (PT), sustentando que um novo mandato é necessário para a manutenção de um projeto de escola pública democrática, de qualidade e com o financiamento adequado.

O coletivo afirma ser esta uma necessidade básica para garantir o direito à educação para todas as pessoas, sem distinção de classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, religião ou partido político.

A carta é formulada por entidades como a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Profissionais da educação podem colaborar com o documento e manifestar apoio à proposta.

No texto, as relações falam do desejo comum às famílias brasileiras de garantirem aos filhos escolas que promovam uma aprendizagem adequada e garantam uma perspectiva de futuro, homologada à segurança. Ponderamos, no entanto, que em tempos eleitorais essas propostas muitas vezes aparecem como respostas simples a problemas complexos.

“Quando defendemos que a escola apenas recebe dinheiro se os estudantes tiram boas notas, não estamos culpando esses estudantes por algo que é dever do Estado, de garantir o financiamento e condições permitidas para que todos e todos possam aprender, em qualquer lugar do Brasil?”, questiona o coletivo, que ainda faz provocações sobre a agenda da privatização das escolas e ao avanço do modelo de escolas cívico-militares pelo País.

"Quando defendemos mais escolas cívico-militares, qual ambiente escolar estamos escolhendo? Esse ambiente possibilita a autonomia de seu filho ou filha ou apenas ensina a obedecer sem questionar? Será que uma escola precisa de militares ou necessidades de infraestrutura adequadas e profissionais modificados?".

Os signatários lembram ainda que, no País, quase 90% das matrículas no ensino fundamental e médio estão nas escolas públicas, motivo pelo qual pedem mais valorização à rede escolar. "No segundo turno das Eleições de 2026 para a Presidência da República, há uma única candidatura que responde a esses anseios! Lula e Alckmin em defesa da Educação!", finaliza.

Fonte: CartaCapital 

Compartilhar: