ADURN participa de homenagem a Terezinha Aranha

Publicado em 04 de outubro de 2010 às 15h07min

Tag(s): ADURN



“Homenagem da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – ADURN, pelo trabalho e dedicação da Professora Terezinha de Queiroz Aranha em prol do desenvolvimento da UFRN”, está gravado na placa entregue pela entidade na última sexta-feira, 1º de outubro, na Assembléia Universitária de outorga do Título de Professora Emérita. A solenidade aconteceu no auditório da Reitoria, às 17h.
A ADURN decidiu fazer essa homenagem pelo conjunto do trabalho realizado por Terezinha de Queiroz Aranha na UFRN, em busca da melhoria do currículo do curso de Serviço Social, e pela dedicação ao ensino e pesquisa. Os diretores da ADURN, José Maxwell de Albuquerque e Sandra Maria Nunes Monteiro, além do ex-diretor Marival Martins, estiveram presentes na ocasião.
Para o presidente da ADURN, João Bosco Araújo, é importante a participação da entidade nessa homenagem, já que, nas últimas gestões, a ADURN tem ficado atenta, não só à luta trabalhista propriamente dita, mas também a todo um conjunto de questões que dizem respeito à importância das pessoas para as instituições, apoiando as diversas iniciativas que potencializam o trabalho acadêmico, por exemplo. “Homenagear a professora Terezinha Aranha se insere nessa amplitude de ações que a entidade tem realizado”, ressaltou João Bosco Araújo.
A vice-reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, representando o reitor José Ivonildo do Rêgo, abriu a cerimônia que contou com a presença de toda a comunidade universitária. Entre os presentes que compuseram a mesa, esteve a vice-presidente da ADURN, Sandra Maria Nunes Monteiro que depois de dizer o quanto a entidade sente satisfação de prestar essa homenagem, entregou a referida placa.

Homenageada
Professora e pesquisadora, Terezinha Aranha é uma das fundadoras do Núcleo Temático da Seca da UFRN, coordenando, há 40 anos, as atividades de desenvolvimento e difusão da pesquisa científica para promoção de uma articulação sistemática entre as variadas dimensões do fenômeno da seca.
Terezinha de Queiroz Aranha graduou-se em Serviço Social, em 1962, pela antiga Escola de Serviço Social, à época coordenada por Dom Nivaldo Monte e pertencente à Juventude Feminina Católica.
Criada em 1945, a Escola de Serviço Social foi trazida para Natal pela Legião Brasileira de Assistência, a qual anteriormente havia criado os Centros de Estudos Sociais que foram os responsáveis pela vinda de pessoas, em meio a Seca de 1942 e a Segunda Guerra Mundial, para colaborar com o desenvolvimento do ensino na área.
Com a fundação da UFRN em 1958, a Escola de Serviço Social agregou-se à Universidade e, graças às ações da professora Maria das Dores Costa, então Diretora da Escola, a entidade foi federalizada em 1969, passando a ser um departamento do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN.
Pelas suas ações enquanto aluna e interesse demonstrado, Terezinha Aranha passou a compor o quadro de docentes da Escola de Serviço Social em 1962, logo após terminar a graduação. Inicialmente à frente da disciplina ‘Temas atuais’, a professora lecionou também, já no Departamento de Serviço Social da UFRN, a disciplina ‘Teoria de Serviço Social’.
Dentre tantas outras funções, Terezinha Aranha assumiu por duas vezes a Chefia do Departamento de Serviço Social da UFRN e foi também Coordenadora do curso. Não limitando-se à Universidade, a professora esteve à frente da Diretoria de Desenvolvimento do Departamento de Serviço Social do Estado.
Terezinha Aranha atuou também de forma relevante na modificação e conseqüente melhoria do currículo do curso de Serviço Social. Foi responsável pela criação de Centros Sociais e Conselhos de Comunidade, à exemplo dos Conselhos Comunitários de Lagoa Seca, Quintas e Dix-sept Rosado.
Fundadora e coordenadora há 40 anos do Núcleo Temático da Seca da UFRN, e responsável por diversas publicações voltadas para o assunto ‘Seca’, a professora e pesquisadora Terezinha Aranha aposentou-se em 1982, deixando no Departamento de Serviço Social da UFRN o exemplo de responsabilidade e capacidade.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]