A luta dos professores como centro de reflexão e debate

Publicado em 15 de outubro de 2010 às 11h20min

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Em 15 de outubro, o país comemora o Dia do Professor. A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte aproveita a data para recolocar a luta dos docentes como centro de reflexão, debate e mobilização pela defesa dos direitos democráticos no interior da Universidade e na sociedade de conjunto.
A celebração do Dia dos Professores propicia a reflexão sobre a profissão e o protagonismo da luta do movimento no desenvolvimento da educação pública brasileira, através da democratização da Universidade, da luta pela valorização do professor, no incentivo tecnológico e na busca constante da melhoria da qualidade no ensino.
As lutas concretas da Comunidade Acadêmica, em particular do Movimento Docente, na busca de assegurar as condições essenciais ao exercício do serviço público: o reconhecimento, o financiamento responsável, a remuneração justa, boas condições de trabalho e, essencialmente, a autonomia funcional e a liberdade de organização sindical, foram de fundamental importância na conquista do Estado de Direito Democrático.
O movimento sindical protagonizado pelos professores durante a chamada transição democrática, pode ser classificado como um dos principais fatos do cenário político nacional e da história da educação brasileira contemporânea. Ele teve o mérito de chamar a atenção para a nova realidade da escola pública engendrada pelas políticas educacionais da ditadura militar. A nova composição social da categoria dos professores que emergiu da política de expansão quantitativa da escola pública, após 1971, e a conseqüente luta sindical por melhores condições de vida e trabalho foram a mais evidente materialização das profundas mudanças que a educação havia sofrido. A manifestação desse fenômeno significou a entrada definitiva da escola pública brasileira na época da educação de massas.
Assim, sem esquecer anos anteriores, parabenizamos os Professores e reafirmamos o compromisso com a defesa de uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade, e de uma Carreira Docente que visualize a universidade do século XXI.

 

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