Obra sobre Alberto Campos será lançada na Galeria do NAC

Publicado em 24 de outubro de 2011 às 10h49min

Tag(s): Lançamento



No próximo dia 04 de novembro, o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da UFRN, Paulo Campos, lança o livro “Alberto Campos. Um homem no contexto do seu tempo”. O evento, que dá continuidade ao ciclo de lançamento da Cooperativa Cultural, acontece às 10h30, na Galeria do NAC, situada no Centro de Convivência da Universidade.

O Livro
Em 230 páginas, a obra reúne 74 crônicas que contam a trajetória de Alberto Campos, além de fotografias do arquivo da família. Trata-se de uma coletânea de fatos narrados, em sua imensa maioria (70) por Paulo Campos, que retrata Alberto Campos “enquanto professor da UFRN, Diretor da Faculdade de Odontologia, chefe de gabinete da Reitoria da UFRN, na gestão de Onofre Lopes, coordenador do CRUTAC, presidente da COPERTIDE”, esclarece o autor.
Segundo Paulo Campos, as crônicas não buscam exatidão da informação, mas ao relatar os fatos, deu-lhes um colorido emocional, numa tentativa de mostrar aos leitores uma situação comum vista por um ângulo singular.
O leitor terá a oportunidade de acompanhar acontecimentos, a exemplo do Golpe Militar de 1964, como uma testemunha guiada pelo olhar do autor que tem a pretensão de registrar de maneira pessoal os fatos. Paulo Campos garante que os fatos corriqueiros da vida do seu pai, Alberto Campos, ganharam com a obra uma perspectiva, que os transformaram em fato singular e único.
Conheça o autor
Paulo Roberto Paiva Campos graduou-se em ‘Química – Bacharelado’, em 1977, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também fez especialização em ‘Química Analítica’. Ainda na UFRN, cursou seu mestrado em ‘Administração de Recursos Humanos’, em 1987, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e, seguiu essa linha de estudo no seu doutorado através do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade (PPGQ).
Em 1973, Paulo Campos ingressou na UFRN como ‘Contínuo de Portaria’; em 1975, assumiu o cargo de ‘Auxiliar de Escritório’, passando em 1976 para a função de ‘Agente Administrativo’. Somente em 1978, Paulo Campos entrou no quadro de docentes do Departamento de Química da Universidade, à frente da disciplina ‘Química Analítica’.
O professor, desde 1978, assumiu por três vezes a presidência da Associação dos Professores da UFRN (APURN) nos biênios 1998-2000, 2002-2004 e 2004-2006; além de atuar como tesoureiro da Associação nos biênios 2006-2008 e 2008-2010 e diretor social no biênio 1996-1998. Paulo Campos compôs, por duas vezes, o Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da UFRN (ADURN) e, atualmente, exerce as funções de diretor social da APURN e gerente administrativo e financeiro do Núcleo de Planejamento em Alimentos e Medicamentos da UFRN (NUPLAM).
Doutorando em Química, o professor já ministrou disciplinas para todos os cursos de Engenharia, além do curso de Geologia e de Farmácia. Hoje, ocupa o cargo de pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da UFRN.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]