Aluno da UnB se recusa a participar de trote e é agredido

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 10h09min

Tag(s): Violência



O aluno de geofísica da UnB (Universidade de Brasília) Rogério Duarte Guimarães Filho, 30, negou-se a participar de um trote na tarde desta terça-feira (22) e levou uma cabeçada no rosto. Ele contou aos jornalistas da UnB Agência que o incidente aconteceu durante uma aula de princípios da geofísica. Um grupo de dez a 15 alunos que preparavam o trote entrou na sala hostilizando cerca de 20 estudantes presentes.
Rogério percebeu que a aula seria interrompida e quis retirar-se. “Quando ia sair da sala fui impedido. Eles me ameaçaram, trocamos agressões verbais e um deles me deu uma cabeçada”. O aluno afirmou que havia duas meninas no grupo que o hostilizou. “Me senti humilhado”, disse.
Segundo seu relato, nos outros cursos dos quais participou, ciências sociais e matemática, só houve trotes positivos. “Não sou obrigado a participar disso. Tenho 50 kg e não vou brigar com quem é muito maior que eu”, comentou. Rogério reclamou da omissão da UnB em casos semelhantes e pediu a abertura de um processo disciplinar e maior segurança dentro do Campus.
Hospital
Rogério foi ao Instituto Médico Legal da 2ª DP para obter laudos da agressão. Como a instituição encontra-se em greve, ele voltou à UnB e foi ao pronto-socorro do HUB (Hospital Universitário de Brasília) acompanhado da assistente social da UnB, Irene Araújo. “Trabalho desde fevereiro na UnB e nunca tinha acompanhado uma agressão devido a um trote”, afirmou Irene. Com previsão de ser atendido somente à noite, Rogério decidiu buscar o laudo num hospital particular.
David Diniz, chefe de gabinete da reitoria, disse que segundo o depoimento do estudante, o trote é circunstancial. O verdadeiro problema é a agressão. “Ele está coberto de razão. Mas ele deve formalizar a denúncia e prestar seu depoimento para que possamos investigar”. Diniz explicou que a partir da descrição dos fatos será aberto um processo administrativo disciplinar e o departamento onde Rogério estuda será comunicado. Diniz solidarizou-se com o aluno e colocou-se à disposição para ajudá-lo.
Medidas
O professor Detlef Walde, diretor do Instituto de Geociências, onde ocorreu a agressão, convocou para esta quinta-feira, às 9h, uma reunião com a participação de seu vice, do professor que ministrava a aula, da decana de Assuntos Comunitários, Carolina Cássia, e do assessor de Juventude, Rafael Morais.
“Ele agiu corretamente. Procurou a coordenação do curso e a reitoria”, disse a decana. Ela esclareceu que durante a reunião serão definidas as medidas a serem adotadas. “Vamos abrir um processo disciplinar. A partir daí, será criada uma comissão para apurar os fatos”, contou. Segundo Cássia, haverá ainda uma medida educacional com reuniões envolvendo o Centro Acadêmico e os novos calouros – futuros veteranos – para desestimular o trote violento ou constrangedor.

UOL Educação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]