UFRN publica resultado da consulta pública para enfrentamento às violências

Publicado em 09 de dezembro de 2025 às 10h19min

Tag(s): UFRN Violência



As percepções e sugestões da comunidade universitária para o enfrentamento ao assédio e à discriminação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão disponíveis nos relatórios da consulta pública realizada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência, entre setembro e outubro de 2024, cujos resultados foram publicados recentemente no Portal da UFRN. Nesse mesmo espaço, estão inseridas outras informações e outros conteúdos sobre o enfrentamento às violências, tais como cartilhas e o Manual do Denunciante.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência, Julliana Paiva, os dados coletados e as propostas apresentadas pelos participantes da consulta pública serão utilizados como base para o planejamento da unidade para os próximos dois anos. O primeiro produto será um documento com perguntas e respostas às principais dúvidas sobre a temática, identificadas por meio do questionário.

Entre outros fatores analisados, estão estatísticas sobre violências sofridas no âmbito da UFRN, percepções dos gestores, vínculo dos agressores com a instituição e número de respondentes que buscaram acolhimento, assim como o conhecimento da comunidade sobre a política de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação. Nesse sentido, o núcleo tem trabalhado na disseminação dos documentos institucionais e planejado ações descentralizadas, de modo que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos.

O Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência, vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), foi criado em 2023, com o objetivo de “desenvolver medidas, diagnósticos, estudos e pesquisas em assuntos relacionados ao assédio, à discriminação e a outras violências associadas ao trabalho e às ações acadêmicas no âmbito da UFRN”, conforme a política de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação. O núcleo também oferece o Espaço Acolher, que proporciona acolhimento e orientação às pessoas em situação de violência na instituição.

Outras informações estão disponíveis no Portal da UFRN e no Portal da Progesp.

Fonte: Progesp/UFRN; Texto: Marina Gadelha; Edição: Juliana Holanda; Revisão: Rebeca Ribeiro.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]