Na Trilha da Democracia destaca papel da Petrobras no desenvolvimento do Brasil

Publicado em 06 de junho de 2018 às 17h33min

Tag(s): Na Trilha da Democracia



Desde 2016 na contramão das estratégias globais do setor, a Petrobras será tema da 9ª edição do projeto Na Trilha da Democracia. Especialistas na área, os pesquisadores William Nozaki e Rodrigo Leão farão o debate sobre o papel estratégico da Petrobras no desenvolvimento socioeconômico do Brasil e na e geopolítica mundial.

O evento, marcado para o próximo dia 14 de junho, às 19h, no auditório da Biblioteca Central Zilla Mamede, campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é uma realização do ADURN-Sindicato, Sindipetro/RN e Frente Brasil Popular com apoio da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A expectativa é de que a iniciativa promova a discussão sobre como o redirecionamento da estratégia de diversificação das fontes energéticas, bem como de desenvolvimento tecnológico para exploração do petróleo, a partir do governo Temer e a gestão de Pedro Parente, alterou a visão do papel da Petrobras tanto na economia brasileira quanto na sua inserção global no setor de petróleo, dando lugar a uma visão curto prazo e subalterna na disputa geopolítica. 

Em discussão, a adoção de uma política de transferências de ativos da Petrobras para empresas concorrentes do setor. Um indicador que materializa essa mudança de visão são os investimentos. Segundo informou a Petrobras no seu último Plano de Gestão e Negócios, a meta de desinvestimentos para o biênio 2017-2018 foi de 21 bilhões de dólares.

O evento é gratuito e aberto ao público.

William Nozaki

Bacharel em ciências sociais (FFLCH-USP), mestre e doutorando em Desenvolvimento Econômico (IE-UNICAMP); foi pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas do governo federal (IPEA), nas áreas de economia internacional e economia social, foi coordenador da área de políticas para o direito à cidade na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

Atualmente é professor de ciência política e economia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde também dirige a Cátedra Celso Furtado, é coordenador do curso internacional Estado, governo e políticas públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e compõe a diretoria técnica do Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).

Suas áreas de pesquisa são: Estado e desenvolvimento; classes sociais e grupos de interesse; política e economia.

Rodrigo Pimentel Ferreira Leão

Possui graduação em economia (2006) pelas Faculdades de Campinas e mestrado (2010) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (DIEESE). Foi Gerente Executivo de planejamento (2015-2016) da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e membro do Conselho de Administração da Romi (2016-2017). Atualmente é pesquisador-visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência nos temas de economia internacional, cadeias produtivas, mercado de trabalho e setor de petróleo e gás.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]