Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

Mulheres e meninas na ciência: reconhecimento, resistência e luta por igualdade

Publicado em 11 de Fevereiro de 2026 Por ADURN Sindicato
Foto: ADURN-Sindicato
Dia Internacional das Mulheres&Meninas na Ciência

Nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data que convida à reflexão sobre quem produz conhecimento no Brasil e em que condições esse trabalho é realizado. Infelizmente, a presença feminina na ciência ainda é marcada por desigualdades, especialmente quando se observa o acesso a bolsas, cargos de liderança, reconhecimento acadêmico e financiamento para pesquisa.

Mulheres seguem enfrentando jornadas duplas e triplas, assédio institucional, desvalorização intelectual e obstáculos que afastam muitas pesquisadoras da carreira científica, sobretudo as mulheres negras, indígenas e periféricas. Em um contexto de constantes ameaças de cortes orçamentários e desmonte de políticas públicas para ciência e educação, essas desigualdades se aprofundam e tornam o caminho ainda mais difícil para quem insiste em permanecer na pesquisa.

É papel das nossas universidades garantir políticas de permanência, condições dignas de trabalho, combate às violências de gênero e incentivo à participação das mulheres em todas as áreas do conhecimento, assim alcançaremos com uma ciência democrática, diversa e socialmente comprometida.

Por fim, enquanto sindicato dos(as) docentes, defendemos a educação pública, a valorização da ciência e o reconhecimento das mulheres que constroem o conhecimento no país!

Compartilhar: