Com o objetivo de garantir o direito dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de escolherem que entidades os representam, o PROIFES-Federação realiza um Encontro com docentes dos sindicatos federados nos próximos dias 19 e 20 de junho, em Brasília.
A vice-presidente do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel, diretora também da Federação, e o diretor de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Harim Revoredo, representarão o Sindicato nas discussões. O núcleo PROIFES-IFRN, constituído no último dia 3 de junho como um caminho para a consolidação do projeto de criação de um Sindicato dos Docentes do IFRN, também participará do Encontro com a presença do professor Ricardo Kléber.
O tema é fruto de um questionamento feito pelo SINASEFE na Justiça sobre o direito do PROIFES-Federação representar os professores da Carreira do EBTT das Instituições Federais de Ensino Superior.
Para a dirigente Gilka Pimentel, a criação de sindicatos locais está completamente amparada na Constituição Federal, no artigo 571 da Consolidação das Leis Trabalhistas e na Portaria 326 do Ministério do trabalho e Emprego, Art. 41, que disciplina o desmembramento/dissociação de uma categoria mais específica.
“Será um momento oportuno para discutirmos, ainda, estratégias e encaminhamentos em relação à expansão da representação da categoria do EBTT pelo PROIFES-Federação nas IFES”, ressaltou Gilka.