Haddad acredita que discussão sobre cotas deve terminar no STF

Publicado em 28 de junho de 2009 às 13h23min

Tag(s): Diversos



Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje (26) que o debate sobre a decisão que suspendeu o sistema de cotas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) terminará no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Essa questão foi discutida à exaustão pelo Executivo, está sendo debatida pelo Legislativo e agora o Judiciário foi chamado para discutir a questão”, avaliou.
Haddad acredita que da mesma forma que uma ação que questiona a constitucionalidade do Programa Universidade para Todos (ProUni) tramita hoje no Supremo, o sistema de cotas será decidido pela Corte.
Sobre a liminar concedida pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio que suspendeu a lei que prevê as cotas nas universidades estaduais, Haddad disse que “decisão judicial não se discute". "Ou se cumpre, ou se recorre”, completou.
O ministro reiterou que é favorável às políticas afirmativas para inclusão de alunos da rede pública nas universidades púbicas, com distribuição das vagas de acordo com as características raciais da população da região.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]