PROIFES -Federação aprova proposta de diretrizes para promoção a Titular

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 10h51min

Tag(s): Carreira Docente



Com o desafio de consolidar a proposta de diretrizes para promoção a Titular, a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Federação) levou a discussão à realização do seu IX Encontro.

Os debates, que aconteceram entre os dias 12 e 16 de agosto, em João Pessoa, aprofundaram o tema, relevante para o Movimento Docente, em um momento de convergência das várias entidades que formam a Federação.

Com o objetivo de subsidiar as frequentes dúvidas dos docentes acerca do tema, o ADURN-Sindicato formulou algumas questões.

 

Qual é a instância em que estão sendo definidas as regras para professor titular?

O PROIFES-Federação é a entidade que representa os professores das Carreiras de Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Grupo de Trabalho que discute os temas decorrentes do Acordo Salarial 01/2012.

Estas regras estão em debate no GT-Docentes, que é composto pelo PROIFES-Federação, representante dos professores federais de MS e EBTT, do CONIF, que representa os reitores dos IFs, da ANDIFES, que representa os reitores das Universidades e pelo Governo, MEC e MPOG.

Como ascender à classe de titular?

A nova forma de se acessar a Classe de Professor Titular agora passa a ser por promoção, permitida a todos os professores das Classes Associado 4 (MS) ou D4 4 (EBTT) há dois anos nesta classe.

Como chegar a classe de professor titular?

Por promoção. Os professores deverão lograr aprovação de memorial ou aprovação de tese inédita. 

Quem aprova?

As diretrizes para esta promoção serão aprovadas por cada Conselho Superior de cada Universidade ou Instituto Federal a partir das regras gerais que serão estabelecidas pelo MEC.

Como está acontecendo o debate?

O PROIFES-Federação debateu longamente o tema durante o IX Encontro Nacional e os delegados apreciaram um texto consolidado com as propostas originais da entidade, acrescido das propostas da ANDIFES e do CONIF.  Não foram aceitas as propostas que estabeleciam número de horas-aula e índices classificatórios de pesquisa (índice h) e a obrigatoriedade de interdisciplinaridade na atuação do professor.

Acesse aqui proposta de diretrizes aprovada pelo PROIFES-Federação.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]