Cresce oferta de cursos voltados para área do empreendedorismo

Publicado em 13 de março de 2014 às 09h13min

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O povo brasileiro é reconhecidamente um dos maiores empreendedores do mundo, juntamente com americanos e chineses. Até pouco tempo, talvez dez ou vinte anos, entretanto, quase todas as pessoas que pretendiam abrir negócios próprios não tinham conhecimentos técnicos, gerenciais e legais para isso. E ainda hoje, com um mercado cada vez mais competitivo, o empreendedor, de qualquer nível, precisa de capacitação.

 

De acordo com Marcus Quintella, coordenador do MBA de Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), não se pode apostar apenas no fator vontade. O empreendedor precisa estudar detalhada e profundamente o mercado que pretende atuar, conhecer os produtos ou serviços concorrentes, a área de influência do seu futuro negócio, entre outros pontos importantes. Com base nos números oficiais, o professor lembra que a taxa de mortalidade das micros e pequenas empresas sempre foi muito alta e os casos de sucesso são pouquíssimos:

 

- O problema é que a mídia mostra apenas os casos de sucesso, e o candidato a empreendedor acha que é fácil, que também poderá chegar lá na base da sorte ou apenas na vontade ou poder financeiro.

 

Só que não é bem assim. Para o bem da sobrevivência da empresa, aconselha Ricardo Wargas, gerente de Soluções e Inovações do Sebrae-RJ, quem pensa em ter um negócio próprio deve procurar cursos qualificados, para não perder tempo nem dinheiro:

 

- Não existe uma fórmula que dê garantia 100% de sucesso, mas com qualificação, associada a ingredientes de planejamento, as chances de sobrevivência são bem maiores. A qualificação do empreendedor vai ser a chave para ele crescer.

 

Diante desse cenário, as instituições de ensino começaram a perceber uma lacuna no mercado acadêmico e vêm investindo no ensino do empreendedorismo. Hoje, diz o professor da FGV, existem vários cursos no mercado, para todos os níveis, sem contar os de pequena duração. No caso da FGV, o MBA "Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios", criado há seis anos, é uma pós-graduação pioneira na área. Oferecido em Botafogo, apresenta do estudo de mercado, passando por pensamento estratégico, até inteligência competitiva. Ele ressalta que o curso não é exclusivo dos empreendedores individuais: seu conteúdo foi elaborado para preparar todos os interessados, inclusive o intraempreendedor, aquele profissional das áreas de novos negócios das médias e grandes empresas, que respondem pela prospecção, lançamentos de produtos e busca de oportunidades de investimento:

 

- Na prática, os intraempreendedores são verdadeiros empreendedores internos das corporações.

 

No Ibmec-Rio, o empreendedorismo não é uma disciplina da pós-graduação "CBA em gestão de negócios", mas nela o aluno é estimulado a raciocinar e agir como um empreendedor. O curso tem disciplinas como gestão estratégica, projetos, tributária e business modeling, que investe na visualização de oportunidades e em nichos mercadológicos existentes. Segundo Marcus Vinicius Vianna Castro, coordenador acadêmico dos programas executivos do Ibmec/RJ, esse curso de pós tem possui uma multidisciplinaridade que contribui para o empreendedor praticar novas formas de enxergar oportunidades, analisar os cenários mercadológicos e aprender ou aperfeiçoar a realização e implantação da modelagem de um novo negócio.

 

- O futuro empreendedor, principalmente aquele que nunca teve acesso às metodologias de gestão, vai ter condições de dar andamento ao seu negócio com mais segurança, mantendo-se atualizado neste mercado tão competitivo - afirma o coordenador do Ibmec.

 

Já a Universidade Federal Fluminense oferece o curso de graduação em "Processos gerenciais", com ênfase em empreendedorismo. Trata-se um curso de graduação realizado em três anos, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Segundo Sandra Mariano, coordenadora do MBA Gestão Empreendedora, a proposta é formar líderes capazes de construir empreendimentos empresariais e sociais, bem como gerenciar empresas.

 

- O curso forma profissionais com espírito empreendedor e com atitude focada na resolução de problemas.

 

Para ingressar no curso, que é gratuito, é necessário que o candidato faça o Enem e cadastre-se no Sisu-MEC. A UFF oferece 100 vagas por ano e reserva 50% para os inscritos no Sisu.

 

- Para a turma de 2014, 291 candidatos ficaram na lista de espera. Ou seja, o curso que se iniciou no segundo semestre de 2013 já está bastante concorrido - ressalta Sandra.

 

Em nível de pós-graduação lato sensu, o Departamento de Empreendedorismo e Gestão oferece o "MBA Executivo em gestão empresarial", em 360 horas. O curso é ministrado ao longo de 15 meses, aos sábados, e o custo total é de R$ 13.800, dividido em 15 parcelas de R$ 920. As inscrições serão iniciadas em maio e as aulas começam em agosto.

 

- Neste curso, busca-se formar profissionais na área de gestão valorizando o desenvolvimento da capacidade de inovação, atitude empreendedora e responsabilidade social - diz Sandra.

 

A escola de Negócios da PUC-Rio oferece as últimas cinco vagas para o MBA "Gestão comercial e de vendas". De acordo com o coordenador do MBA e sócio da Mercadata Selling Institute, Jorge Alberto Zietlow Duro, este curso é pioneiro no Rio de Janeiro e é destinado, principalmente, aos profissionais da área comercial, empreendedores e donos de empresas que aspiram a aprimorar seus conhecimentos de gestão comercial e vendas e desenvolver um sólido networking.

 

- Os professores estão preparados para ministrar as melhores práticas de mercado na área de negócio. Entre as disciplinas incluídas no cronograma destacam-se vendas complexas, estruturação de equipe de vendas, previsão de vendas e vendas para o varejo - informa o coordenador.

 

A ESPM Rio tem um curso voltado para profissionais que querem empreender em projetos sociais. Já aconteceu em São Paulo, está agora na 2° edição, e teve a participação de estudantes cariocas que trouxeram e empreenderam os resultados de seus projetos aqui na cidade. No Rio, este período é a primeira edição do curso e, no segundo semestre, haverá nova turma.

 

- O trabalho de empreendedorismo na ESPM é desenvolvido em todos os cursos que oferecemos. A escola entende que incentivar o empreendedorismo nos seus estudantes é incentivar o desenvolvimento e a formação do mercado. O curso de "Empreendedorismo social", por exemplo, pretende estimular a compreensão do conceito de negócios sociais, utilizando técnicas, ferramentas e modelos de análise que auxiliem no desenvolvimento desses negócios, já que este é um dos caminhos para a inclusão econômica e diminuição da pobreza no mundo - explica a diretora-geral da ESPM Rio, Flávia Flamínio.

 

A Unicarioca, por sua vez, oferece o MBA "Gestão de negócios para pequenas e médias empresas", onde são apresentadas técnicas que ajudam o empreendedor a desenvolver competências para avaliar as necessidades e as tendências do mercado e aplicar os conhecimentos e instrumentos adequados para o desenvolvimento de produtos, processos e negócios em pequenas e médias empresas. As próximas turmas têm início em maio, no campus Rio Comprido, aos sábados, e no Projeto Três Rios, às sextas-feiras. A carga horária é de 380 horas e o valor integral à vista é de R$ 5.215 (Rio Comprido) e de R$ 5.355 (Três Rios).

 

Ainda no caso de Sebrae-RJ, há um amplo cardápio de ofertas de cursos, oficinas e palestras voltadas tanto para pessoas físicas, microempreendedor individual (MEI) como para o médio e grande empreendedor, onde são apresentadas ferramentas de planejamento, criação e sustentação de um plano de negócio, organização financeira etc. Para aqueles que pensam em empreender, mas não chegaram a abrir a empresa, uma boa opção, segundo Wargas, é o curso "Iniciando um pequeno grande negócio", cujo valor é de R$ 350. A próxima turma começa no dia 17 deste mês e as aulas serão dadas até o dia 28, das 18h30min às 21h30min. No dia 31 deste mês, terá início o curso "Planejamento estratégico", voltado para microempreendedores. Além das aulas, que acontecem até o dia 3 de abril, das 18h às 22h, os interessados terão ainda duas horas de consultoria, a um custo de R$ 370.

 

- Especificamente para o empreendedor individual, aquele que está começando, oferecemos uma oficina prática, onde os participantes fazem uma dinâmica de grupo para entender melhor o mercado, o tipo de negócio e trocar experiências com outros futuros empresários - explica Wargas.

 

Segundo o gerente do Sebrae-RJ, a troca de experiência com outros empresários e acesso a ferramentas virtuais são essenciais para que a pessoa cresça como empreendedor e faça sua empresa ter fôlego:

 

- É essencial que esses empresários, independentemente do tamanho de suas empresas, participem de cursos, palestras e exposições, pois esses eventos faz com que se abra o olhar para possíveis oportunidades. Buscar informações, se reunindo em um ambiente único, cria um ambiente propício para conhecer outras realidades, fazer tratativas e saber o que o mercado está buscando. Conhecimento é a base para a tomada de decisões - conclui o gerente do Sebrae-RJ.

 

Fonte: O Globo

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