Encontro em Santa Cruz discute campanha salarial, expansão e pauta de reivindicação da FACISA

Publicado em 19 de março de 2015 às 09h55min

Tag(s): Facisa



Com o objetivo de discutir a campanha salarial para os anos de 2016-2018 e fazer um balanço das condições de trabalho na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa) e dos problemas oriundos da rápida expansão das Universidades e dos Institutos Federais brasileiros, o ADURN-Sindicato participou nesta quarta, 18 de março, de um encontro com os docentes em Santa Cruz.

A presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira, aproveitou para esclarecer os boatos de não cumprimento do reajuste salarial na folha de março deste ano, relativo ao acordo firmado entre o PROIFES-Federação e o governo federal em 2012. A dirigente garantiu o recebimento da última parcela do acordo, que foi transformado em Lei 12.772, e falou sobre o início das negociações com o governo para campanha salarial de 2016-2018.

“No que pese os sinais de contingenciamento orçamentário, o PROIFES-Federação e as entidades federadas já iniciaram a campanha salarial, com a realização de audiências com os Ministérios da Educação e Cultura e do Planejamento”, esclareceu a professora Angela.

A dirigente afirmou que o ADURN-Sindicato vem participando ativamente desse processo ao lado do PROIFES-Federação e demais entes federados na perspectiva de organizar um movimento que respeite a categoria e lhes dê reajustes salariais condizentes com a sua importância, assim como uma Carreira acadêmica que seja atraente para quem desejar ser professor de uma IFES.

Angela Ferreira apresentou os três principais eixos da proposta do PROIFES e sindicatos federados: elevar os patamares salariais atuais, com aumentos reais perfeitamente compatíveis com o relevante papel exercido pelos professores de universidades e institutos federais, seja por intermédio da formação de inúmeros profissionais, seja por sua contribuição para a produção do conhecimento e para o desenvolvimento econômico e social do país; organizar a malha salarial, com percentuais definidos entre os salários de docentes das diferentes classes e níveis, entre a Retribuição de Titulação (RT) e o Vencimento Básico (VB), e entre as remunerações dos docentes dos três regimes de trabalho; valorizar os professores em regime de dedicação exclusiva, que é o considerado prioritário para o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os docentes presentes ao encontro apresentaram algumas reivindicações pontuando como prioridade a criação de adicional de difícil lotação, nova definição para o auxílio transporte e a convocação de docentes para os novos cursos abertos. Os professores solicitaram, ainda, apoio do Sindicato nas conversações com os planos de saúde da CAURN e GEAP para garantir a ampliação do atendimento médico no munícipio de Santa Cruz.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]