Frente Brasil Popular é lançada no RN

Publicado em 05 de novembro de 2015 às 15h31min

Tag(s): Sindicalismo



Numa demonstração de unidade da esquerda no país, a Frente Brasil Popular foi lançada nesta quarta (4) no Rio Grande do Norte. Centenas de pessoas que representam diversos segmentos do movimento social, sindical, estudantil e de partidos de esquerda se reuniram para discutir uma pauta praticamente única aos setores democráticos, a defesa do Estado Democrático de Direito.

Com a presença do coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, representantes do  PCdoB, PT, CTB, CUT, UNE, UJS, JPT, Levante Popular da Juventude, sindicatos e várias outras entidades ressaltaram a disposição do movimento social que compõem a Frente em trabalhar para impedir o golpe e buscar uma agenda que garanta a retomada do desenvolvimento, a defesa da democracia, reformas estruturantes e mais direitos.

A iniciativa, lançada nacionalmente em Belo Horizonte (MG), é uma resposta à onda conservadora que ganhou corpo nas redes sociais e na política do país, e tem oferecido novo protagonismo à luta popular e democrática.

Entre os pontos defendidos pela Frente e apresentados por João Pedro Stédile no lançamento estão a realização de reformas estruturantes, como a reforma política, agrária e a urbana, a democratização dos meios de comunicação e mudanças profundas que sejam capazes de promover a industrialização e valorização do trabalho e da renda.

Durante sua intervenção, Stédile manifestou o apoio dessa ampla frente ao movimento grevista dos petroleiros, iniciado dia 1º de novembro. Para as entidades, a estatal é crucial para assegurar a soberania do país, interesse ameaçado por projetos apresentados no Congresso por parlamentares tucanos, que tentam privatizar a empresa pública para atender aos interesses do capital internacional.

“A pauta é uma só, defender o Brasil. E isso só será possível se as forças populares forem constituindo frentes, alianças que não tiram as especificidades de cada movimento, porém aglutinando aquilo que é fundamental para alterar a correlação de forças, que é a mobilização popular”, enfatizou João Pedro Stédile.

Entre outras entidades, compõem a Frente a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), os que defendem habitação, sindicalistas, pastorais sociais, igrejas, movimento negro, LGBT, a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Marcha Mundial das Mulheres, Associação de Juízes pela Democracia, e a Central de Movimentos Populares (CMP).

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]