Plenária Estadual constitui Comitê e lança manifesto em defesa da Educação Pública, da Democracia e contra o golpe

Publicado em 09 de agosto de 2016 às 09h29min

Tag(s): Defesa da Educação Pública



Com ampla adesão e participação de entidades municipais, estaduais e nacionais, a I Plenária Estadual de Educação foi realizada nesta segunda-feira (8), em Natal. Na pauta, a defesa da democracia, da garantia da educação pública e gratuita, do cumprimento do PNE, do respeito ao FNE e fóruns democráticos de participação e construção de politicas públicas e pelo desenvolvimento soberano do Brasil.

O evento reuniu representantes de diversas entidades, municipais, estaduais e nacionais, atuantes no setor da Educação, movimentos sociais e sindicatos para debater o fortalecimento da luta em defesa da democracia e da educação.

Logo na abertura da atividade, a vice-presidente do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel, destacou o objetivo do lançamento do Comitê Potiguar em “construir um instrumento que congregue a diversidade de opiniões e perspectivas políticas em torno de uma atuação unificada em defesa da educação publica, gratuita e de qualidade que nesse governo golpista esta sob ameaças”.

O presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, fez uma análise conjuntural destacando os desafios e lutas para que o país assegure o respeito às instituições, bem como a garantia da democracia e do Estado de Direito. Abordou questões educacionais e de financiamento da educação onde os cortes previstos significarão a exclusão do direito democrático do acesso à educação e retrocessos para a valorização profissional que vinha em fase de construção. Manifestou também seu compromisso com a defesa da educação pública, laica e de qualidade e parabenizou o ADURN-Sindicato e demais entidades envolvidas pela importante contribuição feita com o chamamento do ato e lançamento do Comitê Estadual de Educação.

Foram discutidas estratégias de enfrentamento conjunto e reforçada a importância da luta contra o golpe, além da necessidade de denunciar as mudanças promovidas no Ministério da Educação pelo governo interino, entre eles a exoneração de assessores técnicos ligados ao Fórum Nacional de Educação e as tentativas de retirar do governo a responsabilidade pela educação, entregando as instituições de ensino do setor privado e ameaçando o direito constitucional do acesso à educação gratuita. O fortalecimento do FNE e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) foram temas prioritários na abordagem feita pelas entidades em suas intervenções.

Entre as deliberações da Plenária, a constituição do Comitê Potiguar em defesa da Educação Pública, da Democracia e contra o golpe e o lançamento do manifesto estadual da educação, lido e aprovado pelo plenário.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]