Interiorização do Na Trilha da Democracia leva o sociólogo Jessé Souza ao Ceres de Caicó

Publicado em 06 de setembro de 2016 às 12h05min

Tag(s): Na Trilha da Democracia



Com o objetivo de interiorizar o projeto “Na Trilha da Democracia” e promover um debate sobre a atual conjuntura política do país, o ADURN-Sindicato está levando o professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador brasileiro, o sociólogo Jessé Souza, para o CERES de Caicó.

O evento, marcado para o próximo dia 21 de setembro, às 19h, no auditório central do campus de Caicó, conta com a parceria do Departamento de Geografia do Ceres e do Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física (LAGGEF).

Neste encontro, o sociólogo estará lançando seus dois mais recentes livros “A tolice da inteligência brasileira” e “A radiografia do golpe”. No primeiro, Jessé contesta a tese que o problema da economia e da democracia brasileiras nasce de deficiências culturais que temos frente aos países desenvolvidos. Para ele, surge da incapacidade do sistema em integrar um vasto contingente de excluídos, a quem faltam equipamentos de educação, autoestima e cidadania.

Em “A radiografia do golpe”, o sociólogo Jessé Souza apresenta uma análise acadêmica contundente do processo de impeachment que levou ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Ele aponta como os ataques jurídicos, políticos e midiáticos reverteram o processo de hegemonia no governo brasileiro, colocando o país nas mãos dos interesses financeiros e políticos de uma pequena elite.

Crítico da ideia de que a luta recente pelo impeachment no país, com o argumento de combate à corrupção, é um exemplo de cidadania, o sociólogo tem afirmado que a construção do cenário de luta pela moralidade envolve um trabalho sedutor e constante dos meios de comunicação, que só podem ser combatidos por movimentos organizados a partir das bases.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Jessé Souza

É professor titular de ciência política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em direito pela Universidade de Brasília, fez mestrado na própria UnB. É, ainda, doutor em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg (Alemanha), pós-doutorado em filosofia e psicanálise pela New School for Social Research, de Nova York, e livre docente em sociologia pela Universität Flensburg (Alemanha).

Em 2 de abril de 2015 foi nomeado pela Presidência da República ao cargo de presidente do Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mas foi demitido em 2016 logo após Temer assumir provisoriamente a presidência.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]