Docentes paralisam dia 11 contra os efeitos da PEC 241 na vida da população

Publicado em 06 de outubro de 2016 às 17h13min

Tag(s): Paralisação



Dia 11 de outubro os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte irão paralisar mais uma vez as atividades em defesa da Educação Pública e das Universidades e contra as perdas de direitos dos trabalhadores e o desmonte do Estado. Nesta data, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016 será votada em plenário. A votação foi confirmada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), após a aprovação do texto principal do do relator, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS),  na tarde desta quinta (6), na comissão especial da Câmara dos Deputados por votos 23 a 7.

A adesão ao movimento nacional foi decidida em assembleia realizada no último dia 4, e pretende a retirada da PEC da votação na Câmara dos Deputados. Os docentes criticam a falta de diálogo do governo com a sociedade e a rapidez na tramitação desse arranjo constitucional no Congresso Nacional.

Com vigência de 20 anos, a proposta, se aprovada, inviabilizará a presença do Estado brasileiro, sobretudo, em setores públicos essenciais, como saúde e educação. Isso porque, ao alterar a política fiscal, restringindo o financiamento dos direitos sociais, a medida impede a efetivação daquilo que está escrito na Constituição Federal de 1988, rompendo com seus princípios. \"Ao mexer na política fiscal e no financiamento desses direitos, como saúde e educação, você inviabiliza as garantias”, afirmou o presidente do Sindicato, Wellington Duarte.

A partir das 9h30, o Sindicato realizará um Ato Político-Cultural, no estacionamento do Centro de Convivência da UFRN, com apresentações musicais, teatrais, de poesia e arte, além de intervenções sobre os impactos dessa proposta de novo regime fiscal na vida da sociedade.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]