Ato com Krystal e Ban de Fela marca início da greve dos docentes da UFRN

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 17h30min

Tag(s): Greve



Um Ato Político-Cultural nesta sexta,11, marcou o início da greve dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A paralisação, que integra um movimento nacional, teve ampla adesão da categoria e foi marcada por apresentações culturais e intervenções políticas que denunciaram as medidas da PEC 55, de desmonte do país, que retira direitos sociais históricos e congela investimentos estratégicos na área da saúde e educação.

A ação faz parte do calendário de atividades e mobilizações da greve dos docentes e aconteceu em unidade com a seção sindical do Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino na UFRN (ATENS/UFRN) e o Diretório Central de Estudantes.

Ao abrir o ato, o presidente do Sindicato, Wellington Duarte, ressaltou o objetivo das manifestações em todo país de mostrar os efeitos nocivos da PEC 55, “que atinge não apenas professores e servidores, à medida que congela os investimentos e políticas que beneficiam toda a população”.

O dirigente, destacou, ainda, a responsabilidade “do Sindicato e dos professores em mobilizarem a Universidade para que a Greve seja, antes de tudo, um ato em defesa do futuro da UFRN e daqueles que a constroem”. Segundo o professor, a diretoria está trabalhando para manter a categoria mobilizada nos sete dias de greve.

Ao som da banda “Zé Smith e Ban de Fela” - comandada pelo professor Sávio Araújo, da Escola de Música da UFRN –, e da cantora Krystal, os professores, servidores e alunos da Universidade disseram não à PEC que tramita no Senado e que, caso aprovada, congelará os investimentos nas áreas da saúde e educação nos próximos 20 anos, ameaçando as políticas públicas educacionais e às Universidades. Reitores têm alertado que as instituições de ensino perderão milhões com a proposta.

Além da PEC 55, as IFES sofrerão com cortes de orçamento promovidos pelo governo Temer e, em 2017, terão 45% a menos do que ofertado em 2016.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]