Jessé Souza lança em Natal "A Elite do Atraso" no próximo dia 13

Publicado em 05 de outubro de 2017 às 09h19min

Tag(s): Projeto "Diálogos"



Num esforço de repensar a formação do país e a origem escravocrata das suas relações sociais e da corrupção, no próximo dia 13 de outubro, o sociólogo Jessé Souza lança em Natal a sua mais recente obra, A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato. O livro compõe uma trilogia, ao lado de A Tolice da Inteligência Brasileira, de 2015, e de A Ralé Brasileira, de 2009.

A iniciativa, marcada para às 15h, terá como palco o auditório do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e integra o projeto “Diálogos”, uma realização do ADURN-Sindicato com o objetivo de discutir a realidade da conjuntura brasileira a partir da análise social, política e econômica.

Neste novo estudo, Souza aprofunda sua crítica à tese do patrimonialismo como origem das mazelas e desigualdades do Brasil e discute a importância da escravidão na formação da sociedade brasileira e na perpetuação do ódio e da indiferença que permeiam as relações sociais.

Para Jessé, a elite brasileira, ligada ao mercado financeiro e ao rentismo, nunca aceitou um projeto de desenvolvimento a longo prazo, e todos os governos que tentaram colocá-lo em prática sofreram um golpe. A mídia, a Justiça e a intelectualidade, acrescenta, estão a serviço dos donos do poder e se irmanam no objetivo de manter o povo em um estado permanente de letargia.

O evento é gratuito e aberto ao público. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]