Lançamento da Esquina da Ciência marca o Dia C em Porto Alegre

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 09h31min

Tag(s): Dia C da Ciência



Universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o país tiveram uma intensa programação no Dia C da Ciência – uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país. O dia 25 de outubro foi marcado por atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais.

Para chamar a atenção sobre os efeitos negativos da redução de verbas para ciência, tecnologia, inovação e educação superior. A ADUFRGS-Sindical, professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade Estadual do RS (UERGS) mostraram ao público as pesquisas que estão desenvolvendo nas instituições e podem ter sua continuidade ameaçada pela falta de recursos. Na ocasião, a esquina da Avenida Osvaldo Aranha com a Rua Sarmento Leite foi batizada simbolicamente de Esquina da Ciência.

O presidente do sindicato, Paulo Machado Mors, pontua que a luta pelo investimento em ciência está inserida na luta contra o projeto de desmonte do estado social, que tem como maior símbolo a Emenda Constitucional nº 95. A Emenda é uma forma de agressão à sociedade brasileira. Para ele, cortar recursos da ciência não significa apenas que daqui para frente você não tem como fazer ciência, significa que você estará sucateando o que foi investido nas últimas décadas. Ele finaliza dizendo: “temos que resistir em tudo, este é o nosso papel na luta contra o projeto do governo Temer de acabar com o país”.

Diversas pesquisas foram apresentadas no evento, entre elas a de Mathias Mantelli, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFRGS. Mathias levou um robô humanoide, que traz sensores e câmeras capazes de fazer o mapeamento de ambientes, ele cria estruturas de representação e conhecimento do lugar. O robô vem sendo utilizado para pesquisas de interação humana com o computador, como, por exemplo, auxiliar pessoas que sofrem de déficit de atenção, fazendo com que elas mantenham o foco em uma atividade específica.

O Coordenador de Pesquisa da UFCSPA, professor Pedro DallAgo, lembrou que a data escolhida está dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontece de 23 a 29 de outubro. Para ele, a ideia do evento era trazer a comunidade científica para fora dos muros e mostrar à sociedade a importância do desenvolvimento da ciência e da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Sem investimentos na pesquisa nós enfrentaremos enormes prejuízos para o futuro do nosso país”, esta foi a fala do Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS, Luís Lamb. Ele acrescentou ainda que a população desconhece que os serviços prestados na área da saúde são frutos de pesquisas realizadas na universidade e por isso o Dia C da Ciência foi muito importante.

A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apoiou a iniciativa, em parceira com o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. O movimento já possui a adesão de mais de 60 instituições de ensino e pesquisa do país.

Fonte: ADUFRGS Sindical

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]