PROIFES-Federação participa da posse de nova diretoria do Conif

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 15h16min

Tag(s): Proifes-Federação



Notícias Proifes

PROIFES-Federação participa da posse de nova diretoria do Conif

Publicado em : 21/02/2018

 

 

 

O PROIFES-Federação, representado por seu presidente, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-PR), sua diretora de Comunicação e diretora de EBTT, Gilka Pimentel (ADURN-Sindicato), e por seu diretor de Assuntos Sindicais, Valdermi Alves (SINDPROIFES), esteve presente nesta terça-feira, 20, da posse do professor e reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, na presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.

A solenidade foi realizada no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), e contou também com a presença de reitores dos Institutos Federais, parlamentares, como os deputados federais Maria do Rosário (RS) e Reginaldo Lopes (MG), e parceiros internacionais do Conif.

“Nossa participação na posse revela o reconhecimento deste trabalho realizado ao longo do tempo pelo PROIFEs, que hoje é o principal interlocutor com os professores da carreira do EBTT. Temos a postura de construção de um processo junto com os reitores de Institutos Federais de defesa da carreira, dos Institutos Federais, e construção de políticas junto ao governo. Queremos estar presentes para cobrar a participação do governo e mostrar que temos responsabilidade com essa carreira”, destacou  o presidente do PROIFES.

Brandão também destacou a presença no evento de Romero Raposo, da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “A carreira do EBTT está vinculada à Setec, e a presença do Setec na posse da nova diretoria do CONIF foi importantes para mostrar a necessidade de conseguirmos reunião junto a Setec para tratarmos de assuntos pendentes referentes à carreira”, acrescentou Brandão.  

Além do presidente Gil, integrantes da nova diretoria executiva do Conif também tomaram posse durante a solenidade: o vice-presidente, Sérgio Teixeira Costa (Ifal); o diretor administrativo, Luiz Simão Staszczak (IFMS); a diretora de relações institucionais, Carla Comerlato Jardim (IFFar); e o diretor financeiro, Uberlando Tiburtino Leite (IFRO).

Durante discurso, o novo presidente do Conif afirmou que assumir a presidência não vai ser uma “tarefa fácil”, mas que é preciso persistir e dialogar com a política. “Esperamos que o atual e próximo governo desenvolvam ações que efetivamente contribuam para a continuidade da expansão da Rede Federal, que tanto fortalece o ensino para as pessoas mais carentes do nosso país. Enquanto eu estiver dentro dos institutos e do Conif, levantarei sempre essa bandeira.”

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Brandão Ferreira, que encerrou o mandato nesta terça, também se pronunciou durante o evento e disse sobre o desenvolvimento dos trabalhos como presidente em 2017: “não é fácil deixar nossas instituições; todo dia tem atividade, um incêndio a apagar. Nós estávamos em Brasília sempre conversando com entidades, com a Esplanada dos Ministérios, ministros e secretários, participando de audiências e comissões no Congresso Nacional. Trabalhamos para mostrar à sociedade brasileira qual é o papel dos Institutos Federais.”

Presidente — O atual presidente do Conif é doutor em Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e tem licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Almeida assumiu a reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em 2012, cargo que ocupa até então. No Conif, foi vice-presidente e coordenador da Câmara de Extensão.

Com informações Ascom Conif

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br