5º Seminário do EBTT discute desafios da carreira frente à Emenda Constitucional 95

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 11h39min

Tag(s): EBTT



Com o objetivo de avaliar as conquistas e discutir as perspectivas da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) o ADURN-Sindicato promove no próximo dia 13 de novembro o 5º Seminário do EBTT. O encontro será realizado no auditório do Núcleo de Educação da Infância (NEI), com início às 9h.

Implementada em 2008, a Lei que reestrutura a Carreira do EBTT busca garantir equiparação estrutural e salarial entre as carreiras de EBTT e do Magistério Superior (MS). Antes da implementação, os professores da área tinham uma defasagem salarial de pelo menos 20% se comparado aos docentes do MS.       

Se a época o grande desafio era consolidar efetivamente a carreira, hoje, 10 anos após a criação da Lei, o desafio é a sua manutenção frente à Emenda Constitucional 95, que congela gastos sociais pelos próximos vinte anos, praticamente inviabilizando o serviço público brasileiro.

Veja o convite do Diretor de Assuntos de EBTT do ADURN-Sindicato, Dárlio Inácio

Nesse sentido, a expectativa é reunir os professores das cinco unidades do EBTT da UFRN (Escola de Jundiaí, Escola de Música, Escola de Enfermagem, Núcleo de Educação Infantil e Instituto Metrópole Digital), a fim de discutir esse desafio, a partir da troca de experiências e vivências. Para isso, duas mesas específicas estão programadas: “Contexto da criação da carreira EBTT: conquistas e perspectivas no cenário atual da EC 95”, pela manhã e a tarde “Os desafios das unidades no contexto da EC 95: Relatos de experiências”.

Encerrando a programação do seminário, a assessora jurídica do ADURN-Sindicato, Andreia Munemassa, falará a respeito das ações do RSC para ativos e aposentados.

Confira abaixo a programação completa:

 

5º Seminário do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

13 de novembro de 2018 | Auditório do Núcleo de Educação da Infância (NEI)

MANHÃ

9H MESA DE ABERTURA 

9H30 MESA DE DIÁLOGOS Contexto da criação da carreira EBTT: conquistas e perspectivas no cenário atual da EC 95

10H30 INTERVALO

11H-12H DEBATE

 

TARDE

14H MESA DE DIÁLOGOS Os desafios das unidades no contexto da EC 95: Relatos de experiências 

15H30 INTERVALO

16 H DEBATE

16H30 AS AÇÕES DO RSC ATIVOS E APOSENTADOS 

17H30 ENCERRAMENTO

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]