Associações e Sindicatos docentes lançam Observatório do Conhecimento na Câmara Federal

Publicado em 17 de abril de 2019 às 10h09min

Tag(s): Educação Superior



Mobilizar os setores da sociedade que têm compromisso com a Democracia na defesa das Universidades Públicas. Foi com este objetivo que professores, parlamentares, pesquisadores, técnicos da área da educação, estudantes e representantes da sociedade civil se reuniram na noite desta terça-feira, 16, no plenário 16 da Câmara dos Deputados, para lançar o Observatório do Conhecimento.

Ao lado do ADURN-Sindicato, as entidades Adufrj SSind (Rio de Janeiro), ADUFEPE-Sindicato (Pernambuco), ADUFC Sindicato (Ceará), ADunicamp - Associação de Docentes da Unicamp (São Paulo), Apub Sindicato (Bahia), Adufg Sindicato (Goiás), Adunifesp SSind (São Paulo), Adufabc.andessn (São Paulo), APUFSC-Sindical (Santa Catarina) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), se articulam nesta rede em defesa contínua e contundente da autonomia universitária, liberdade acadêmica e mais investimentos no orçamento do ensino superior com o objetivo de “formular uma agenda para que as comissões de Educação e Tecnologia na Câmara, juntamente com a Frente Parlamentar Mista em defesa da Universidade Pública, possam dar andamento às propostas apresentadas pelo nosso Observatório”, esclareceu o presidente da ADUFEPE, José Edeson Siqueira.

O dirigente ressaltou, ainda, o desafio em “dialogar com a sociedade civil acerca da relevância da Universidade Pública para o desenvolvimento social, econômico, científico e formação de capital humano”.

Com a assertiva de que não há soberania sem inovação, nem democracia sem a liberdade de ensinar e de aprender, o diretor de Comunicação do ADURN-Sindicato, o professor Ruy Rocha, avaliou ser papel das entidades que compõem o Observatório “se empenhar para ampliar a mobilização e afirmar à sociedade o que queremos para o Brasil”.

Vinte parlamentares de oito diferentes legendas partidárias participaram do evento: Deputada Paula Belmonte (CIDADANIA-DF), Deputado Hildo Rocha (MDB-MA), Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), Deputada Margarida Salomão (PT-MG), Deputado  Jorge Solla (PT-MG), Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), Deputado Nilto Tatto (PT-SP), Deputada Natalia Bonavides (PT-RN), Deputado Patrus Ananias (PT-MG), Deputada Rosa Neide (PT-MT), Deputado Idilvan (PDT-CE), Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Deputado Professor Israel (PV-DF), Deputado Danilo Cabral (PDT-CE), Deputada Sâmia Bonfim (PSOL -SP), Deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), Deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), Deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) e Deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS). “Este Observatório pode cumprir o papel de ampliação não só dentro, mas fora dos muros do Parlamento, numa construção política de unidade e de preservação permanente do conhecimento, da democracia e da liberdade no Brasil”, afirmou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

“A gente vive um momento muito grave da história do nosso país, de tentativa de cerceamento das liberdades democráticas e de perseguição, entre outras coisas, à liberdade de cátedra e de participação política. Os cortes nas áreas de educação, ciência e tecnologia são continuidade de um processo de desmonte, mas agora têm um agravante, que é a negação da ciência como política”, disse Sâmia Bonfim, deputada federal eleita pelo Psol-SP.

Para Alessandro Molon, do PSB-RJ, os cortes no orçamento do conhecimento não têm a ver com contingenciamento de gastos. “Os gastos com publicidade governamental, por exemplo, cresceram 63% em relação ao mesmo período do ano passado”. E completa: “por isso, a criação de um espaço de articulação, de debate, de encontro e de participação como o Observatório do Conhecimento é uma iniciativa extremamente acertada, pois vai na direção daquilo que a sociedade brasileira precisa”.

Já Natalia Bonavides, deputada pelo PT-RN, falou sobre a importância de defender a ampliação do acesso às universidades públicas. “Quem é do nordeste não tem como não se indignar com as ameaças à educação superior pública. Muitas pessoas do nosso convívio tiveram suas vidas totalmente modificadas por conta do acesso à universidade. Para nós, esse é um tema extremamente caro e prioritário”, disse a parlamentar.

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), que foi Ministro do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome durante os dois mandatos do governo Lula, salientou a necessidade de fortalecer a educação pública como política estratégica para garantir o desenvolvimento do país. “A educação é uma política pública que atua nas duas pontas: ao mesmo tempo em que é um direito desde a infância, é também um bem essencial ao país. Não podemos pensar um projeto de nação nem um desenvolvimento integral, integrado e sustentável do nosso país se não tivermos a educação como base”.

“O Observatório servirá para combater os malefícios do autoritarismo mas acima de tudo para nos retroalimentar de conteúdo para que a resistência seja feita com qualidade”, ressaltou a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA).

Para Tamires Oliveira da Silva, representante da ANPG, o Observatório se apresenta como ferramenta importante de apresentação de dados e perspectivas reais sobre a questão educacional que temos hoje e que poderíamos ter em consequência de políticas públicas desenvolvidas no país.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]