A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 14 de outubro de 2009 às 12h40min
Tag(s): Diversos
Armando Lisboa, atual presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (APUFSC – Sindical), em ‘Seminário sobre Sindicato Local e Federação: os novos rumos do movimento docente’ realizado pela ADURN, posiciona-se sobre desfiliação da ANDES e criação de sindicatos locais e Federação.
Como se deu o processo de desfiliação da ANDES e qual a situação atual da APUFSC?
A APUFSC recentemente, em uma assembléia com mais de um terço dos sócios, desfiliou-se da ANDES, isto é, deixamos de ser secção sindical e passamos a ser APUFSC – Sindical. Temos hoje a representatividade de todos os professores de universidades federais situados em Santa Catarina.
Qual a importância do processo de desfiliação da ANDES e sindicalização local?
Para nós é muito importante esse processo porque entendemos que, infelizmente, a ANDES como estrutura sindical é inútil, é um peso morto e caro que temos que sustentar. A ANDES há muito tempo não faz mais sentido como sindicato. Lamento dizer isso porque com orgulho participei no início dos anos 80 do processo de fundação da ANDES, porém aquela ANDES antiga deixou de existir e hoje ela causa imenso prejuízo.
Que tipo de prejuízo?
Em primeiro lugar ao nosso bolso, o prejuízo financeiro é imenso. Além disso, a posição radical sectária da ANDES, intransigente em não negociar acordo, tem criado prejuízos federais imensos para a carreira docente e também um prejuízo às universidades federais. Basta ver o programa REUNI, que é o maior programa de expansão do ensino público universitário federal do país em décadas e, sem dúvida, merece críticas, merece correções, aperfeiçoamentos; contudo o REUNI recebe rejeição total por parte da ANDES, que programaticamente é contra esse programa de expansão, o que é um crime contra as universidades federais do país.
E quais os benefícios ocasionados pela formação dos Sindicatos Locais e Federação?
Libertarmos-nos desse peso morto sindical que é a ANDES já é um benefício para os nossos bolsos, as universidades federais e a nação brasileira. Não nos resta outra alternativa a não ser a construção de uma Federação independente da ANDES, a construção de sindicatos autônomos em cada lugar onde existir universidades federais. Infelizmente a ANDES está implodindo, ela já não nos serve mais como estrutura sindical e não nos resta outra alternativa a não ser irmos diretamente para essa Federação de sindicatos autônomos.