“É preciso um projeto emergencial para os estudantes” diz Brandão em Live da Semana da Ciência e Educação

Publicado em 29 de junho de 2020 às 10h20min

Tag(s): PROIFES



“É preciso pensar um projeto emergencial para os estudantes, que venha reforçar a política estudantil para poder garantir a permanência e o debate educacional de nossos estudantes durante essa pandemia”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato), nesta sexta-feira, 26, durante Live de encerramento da Semana da Ciência e Educação Pública. Segundo o presidente do PROIFES, há muitos estudantes que dependem da assistência estudantil para sobreviver, que moram fora de suas cidades natais e que pagam aluguel, e precisam dessa assistência.

Organizada por cinco frentes parlamentares, durante a Semana foram realizados diariamente debates virtuais sobre a ciência e da educação pública brasileira. Brandão participou da mesa Democracia, Universidades e Institutos Federais, coordenada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), a mesa contou também com a participação do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), do coordenador-geral do SINASEFE, Carlos Magno Sampaio, do coordenador geral da Fasubra, José Maria Castro, e o presidente do Conif, Paulo Henrique Lima.

 

Sobre o tema autonomia universitária e democracia, o presidente do PROIFES destacou que não há novidades no projeto Future-se, já que as universidades e institutos federais funcionam muito bem. “O Future-se é um projeto que precisa ser pautado e derrotado em todas as suas instâncias. Já estamos na quarta versão do projeto, e em todas ele transfere para o MEC a responsabilidade por um contrato de gestão que vai dizer o quer a universidade vai poder fazer ou não, quebrando o princípio da autonomia universitária. Não podemos deixar que o projeto prossiga no Congresso sem denunciar que se trata de uma tentativa de privatização das universidades.”

Todas as Lives da Semana da Ciência e Educação Pública Brasileira foram transmitidas pelo Facebook, e estão disponíveis na íntegra no endereço: fb.me/SemanaCienciaEducacaoPublicaBrasileira

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br