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Publicado em 30 de junho de 2020 às 13h02min
Tag(s): PROIFES
A educação foi, e ainda é uma das áreas mais impactadas pelas restrições e impedimentos impostos pela pandemia de Covid-19, com aulas presenciais suspensas em todos os níveis, da educação infantil até a pós-graduação. Entretanto, com o avançar da disseminação do contágio ao longo dos últimos meses, e as consequentes medidas de combate, faz-se necessário debater e pensar, agora, o futuro retorno às aulas presenciais e remotas, e em quais condições este deve se dar, levando em conta especificidades de cada local, faixa etária, e, principalmente, a segurança para todos os envolvidos: alunos e alunas, docentes, trabalhadores e trabalhadoras de apoio.
Neste sentido, o PROIFES-Federação elaborou o documento Orientações para a retomada das aulas: reflexões sobre o ensino em tempo de pandemia, com o objetivo de oferecer aos sindicatos, movimento docente e entidades da educação e governamentais subsídios para um debate qualificado e necessário aos processos de tomada de decisão, e levantando considerações e propostas para o retorno às aulas presenciais e remotas, especialmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Para balizar os desafios do retorno às atividades de ensino nas IFES, o documento levanta questões conceituais a serem consideradas, como as limitações do Ensino à Distância (EaD), destaca propostas para o período de pandemia, tanto para o ensino superior quanto para a educação básica incluída no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), e aponta exigências mínimas para o retorno das atividades presenciais e remotas, apresentado um conjunto de condições sem as quais não se deve, de nenhuma forma, ser considerada a hipótese de retorno.
Fonte: PROIFES-Federação