Saúde emocional em tempos de pandemia será destaque no Bate-papo CAURN

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 14h26min

Tag(s): Saúde



Desde o início da pandemia, a rotina de muitas pessoas mudou. Ter que se adaptar ao isolamento social, a um rotina cheia de cuidados, contra um inimigo invisível, fez com que muitas pessoas tivessem sua saúde emocional comprometida. Diante disso, o Bate Papo CAURN irá promover nesta quinta-feira, 17 de setembro, mais uma edição do seu evento online com o tema: “Saúde emocional em tempos de pandemia”. O evento será transmitido, ao vivo, pelo YouTube CAURN, e terá início às 19h.

O mediador do Bate papo será Kenio Lima, diretor do Instituto Envelhecer e membro do comitê científico do Governo do Estado e os convidados serão o psiquiatra Raniere Luna e a psicóloga Andiara Cachina. O objetivo do evento é ajudar as pessoas a entender o momento em que estamos vivendo e como adotar medidas para manter sua saúde emocional, principalmente nesse momento, onde estamos retomando a rotina.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), houve um aumento de 90% nos casos de depressão, 40% em relação ao estresse agudo e 71% em crises durante a pandemia do novo coronavírus. A pesquisa foi feita com 1460 pessoas em 23 estados, entre os meses de março e abril. 
 
Essa é uma tendência detectada não apenas no Brasil, mas também em vários países do mundo. Ainda no mês de maio, a Organização das Nações Unidas divulgou um estudo que envolveu vários países e já apresentava um aumento do número de pessoas com depressão ou sintomas de ansiedade. A prevalência entre profissionais de saúde, mulheres, crianças e adolescentes também foi um ponto de alerta e a ONU indicou que é preciso que haja um aumento urgente no investimento em serviços relacionados a saúde mental, para que não ocorra prejuízos a longo prazo.

Se você quer saber mais sobre o tema, acompanhe nossa live. Se inscreva no nosso canal, ative as notificações e participe. As perguntas já podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected] ou pelas nossas redes sociais.

Clique no link a seguir e se inscreva no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCuF211D4wJepLsCMbz3kuZQ
 
Fonte: CAURN
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]