ANDES-SN e PROIFES se encontram no MTE para discutir sobre movimento docente

Publicado em 29 de outubro de 2009 às 17h21min

Tag(s): ANDES



Na tarde desta quarta-feira (28), na sede do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), realizou-se uma reunião que, por sua dimensão, tem um caráter histórico. O secretário de Relações do Trabalho, Luis Antonio Medeiros, em nome do Ministro do Trabalho, promoveu um encontro entre o PROIFES e o ANDES-SN. Pelo ANDES-SN compareceram o presidente Ciro Correia (ADUSP), o primeiro vice-presidente Antonio Lisboa (ADURN), a secretária-geral Solange Bretas (ADUFU), e mais dois advogados da entidade. Pelo PROIFES estavam presentes o presidente, Gil Vicente (ADUFSCAR), o vice-presidente Eduardo Rolim (ADUFRGS) e mais 9 presidentes de ADs (ADURN,APUB,APUBH,ADUFSCAR),que apóiam o PROIFES e diversos dirigentes de ADs.
A reunião marcou, enfim, o reconhecimento explícito do fim da tese de que o ANDES-SN é o único representante da categoria docente, a partir do momento em que o próprio secretário do MTE reconheceu que, nas condições atuais, PROIFES e ANDES-SN são representantes da categoria. Ciro, por parte do ANDES-SN, e Gil, por parte do PROIFES, defenderam suas entidades e, embora as divergências continuem tão fortes quanto antes, a partir de agora abriu-se, enfim, a oportunidade de que a categoria docente das IFES poderão definir seus rumos, tese essa defendida desde 2008 pela Diretoria da ADURN.
O presidente do PROIFES, Gil Vicente, apresentou uma proposta pautada na defesa de um plebiscito a se realizar em cada AD, cabendo as entidades (ANDES-SN e PROIFES) respeitarem as decisões tomadas nas bases. Essa posição também foi sinalizada pelo secretário Medeiros, quando afirmou ser necessário criar formas que possibilitem que os próprios docentes decidam qual tipo de sindicato desejam ser filiados.
Definiu-se que haverá, no próximo dia 11 de novembro, uma nova reunião entre o PROIFES e o ANDES-SN, onde o ministério avançará quanto as possibilidades de realização do plebiscito em todas as ADs. Para o presidente da ADURN, João Bosco Araújo, a reunião confirmou a posição da Diretoria, defensora de que os professores devem através da expressão livre de suas vontades decidam os rumos que a ADURN deve trilhar.

Veja fotos aqui
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]