Pesquisadores lançam relatório sobre atuação das universidades Públicas Federais no enfrentamento ao Coronavírus em aula pública

Publicado em 18 de setembro de 2020 às 16h22min

Tag(s): Pandemia de coronavírus Universidades Federais



Apesar de serem alvos de ataques sistemáticos do governo Bolsonaro, desde o início da pandemia de COVID-19 as universidades federais brasileiras têm desenvolvido trabalhos essenciais no combate à doença. Mas, de que forma as universidades públicas federais, como instituições de ensino, pesquisa e extensão, diante dos cortes sucessivos de orçamento e de sobressaltos no seu cotidiano, estão contribuindo para o enfrentamento da crise sanitária em curso? Quais as ações que estão sendo implementadas? Que capacidades institucionais estão sendo mobilizadas?

Foi com o objetivo de responder a essas questões que a professora voluntária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Arlete Duarte, desenvolveu em conjunto com Antonio Alves Filho, Fabio Resende de Araújo e Marconi Neves Macedo o estudo: "Universidades Públicas Federais no Enfrentamento ao Coronavírus: Mobilização e Construção de Capacidades e Lições Aprendidas". A pesquisa será apresentada na próxima quarta-feira, 23, em aula pública promovida pelo ADURN-Sindicato. 

A pesquisa é censitária e abrange 69 universidades públicas federais em todas as cinco regiões do país. "As universidades públicas federais são um patrimônio da sociedade que precisa ser fortemente defendido de todos os ataques, com a pesquisa nós podemos nos apropiar do conhecimento para fazermos a sua defesa de forma intransigente", disse Arlete Duarte, em entrevista ao Programa ContraFluxo.

Os resultados do estudo podem ser conferidos na aula pública, com transmissão a partir das 17h, no canal do Youtube do ADURN-Sindicato. A mediação fica por conta do presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

Sobre os autores

Maria Arlete Duarte de Araújo

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (1978), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e Doutora em Administração de Empresas (Sp) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996). Pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona - Espanha (agosto/2008 a julho/2009). Professora Titular vinculada ao Departamento de Administração Pública e Gestão Social, como voluntária, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marconi Neves Macedo

Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Servidor Técnico- Administrativo da UFRN. Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Fábio Resende de Araújo

Doutor e Mestre em Administração na linha de Gestão em Políticas Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN). Graduado em Nutrição pela UFRN. Atualmente é Professor Adjunto da UFRN no Departamento de Administração Pública e Gestão Social. Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão Pública (PPGP/UFRN). Lidera o Grupo de Gestão Institucional e Políticas Públicas.

Antônio Alves Filho

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1993) e mestre em Administração (1999) e doutor em Psicologia (2012) também pela UFRN. Professor do curso de Administração da UFRN na área de Gestão de Pessoas e do Programa de Pós graduação em Gestão Pública – PPGP/UFRN, mestrado profissional. Tem interesse por temas ligados a gestão de pessoas e comportamento organizacional.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]