PROIFES-Federação inicia seu XVI Encontro Nacional nesta quarta-feira, 4

Publicado em 04 de novembro de 2020 às 10h56min

Tag(s): PROIFES Encontro Nacional



O PROIFES-Federação inicia nesta quarta-feira, 4, seu XVI Encontro Nacional, reunindo 150 convidados, delegados e representantes de sindicatos federados de todas as regiões do país, de modo virtual, até a próxima sexta-feira, 6.

“Este ano, no entanto, considerando a realidade de ameaça à vida pela COVID-19, haverá a realização do XVI Encontro Nacional de forma totalmente virtual. São novos desafios que os professores e professoras estão enfrentando para manter o debate de formulação das políticas sindicais e definição de formas de luta que deem conta da nova realidade”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão.

Este ano, além do formato remoto, haverá duas novidades na metodologia de realização do Encontro. “A primeira, definiu-se por oferecer aos filiados e servidores da base dos Sindicatos Federados um documento de referência, elaborado por um grupo de professores, referencialmente sob a responsabilidade do Grupos de Trabalhos (GTs) já existentes e atuantes na Federação”, explicou Brandão.

“A segunda e desafiadora novidade é a realização de Pré-Encontros, antecedendo o Encontro Nacional. Os sindicatos federados se debruçaram sobre os cinco temas previamente, para oferecer aos professores do Brasil um documento final a ser debatido e consolidado no Encontro Nacional”, acrescentou o presidente do PROIFES.

Os cinco temas, ou eixos, definidos para nortearem os debates do XVI Encontro foram: Os desafios do presente para o Brasil: cenário econômico e social; saúde; meio ambiente; cultura e comunicação; As carreiras, os salários, as condições de trabalho docente e a retomada das atividades de ensino; Os desafios da Ciência e Tecnologia nas IFEs e a ética na pesquisa; A organização do movimento sindical e a expansão do PROIFES-Federação; O futuro das políticas de Direitos Humanos no Brasil.

Abertura

As atividades de debate do primeiro eixo começam nesta quarta-feira à tarde, e os debates são fechados, com participação apenas dos delegados e convidados. Uma abertura oficial será realizada às 19h desta quarta-feira, 4, com transmissão pelo canal de Youtube e página do Facebook do PROIFES-Federação e pelas redes sociais dos ssindicatos federados.

Acompanhe e compartilhe esta e outras notícias sobre o XVI Encontro Nacional do PROIFES-Federação em:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal
Youtube: youtube.com/proifesfederacao
Instagram: instagram.com/proifesfederacao

Fonte: PROIFES-Federação

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]