1º de maio: A centralidade da luta é a defesa da vida

Publicado em 30 de abril de 2021 às 18h51min

Tag(s): 1º de Maio Dia do Trabalhador



Na semana em que o Brasil atravessa a marca de 400 mil mortos por Covid-19, o 1º de maio de 2021 será marcado pela mobilização em defesa da vida. Com o tema “Democracia, Emprego e Vacina para Todos", na data de luta e reflexão Centrais Sindicais estarão reunidas em ato unitário virtual, a partir das 14h, com transmissão pela Rede TVT, além de redes sociais e canais no Youtube das centrais e entidades.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, o momento é de reafirmar a importância da unidade no enfrentamento à crise vivenciada pelo país, fruto da política genocida adotada pelo Governo Bolsonaro.

“Nunca se viu na nossa história, mesmo nos tempos da República Velha, um governo tão sem rumo e prumo, levando o país ao abismo sanitário e social sem nenhuma solução para enfrentar a pandemia e, muito menos, combater a devassidão econômica em que se encontra o Brasil”, ressaltou o presidente.

O abismo ao qual Wellington Duarte se refere pode ser traduzido em números que vão além daqueles que representam a trágica quantidade de vítimas da pandemia. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil e outras 34 milhões vivem na informalidade. Já o estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), aponta que 19 milhões de famílias enfrentam a fome, enquanto mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar no final de 2020.

“Esses dados são resultado da precarização do trabalho e do desmonte do Estado, que vêm sendo implementados nos últimos anos através das reformas propostas pelo Governo Federal que seguem em curso. Por isso, é importante destacar que a pandemia agravou a situação para a qual o país vem sendo empurrado desde o golpe de 2016, mas não é completamente responsável por esse desastre que vivemos”, afirmou Duarte.

Entre as reformas apontadas pelo dirigente está a Reforma Administrativa. Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados (CCJ), a proposta apresenta um conjunto de medidas que representam forte ameaça aos serviços públicos em todo o Brasil, indo na contramão do que exige o momento: o fortalecimento desses serviços que passam pelas áreas de Saúde, Educação, Ciência & Tecnologia.

“O ADURN-Sindicato entende que a centralidade da luta em defesa da vida passa tanto pela defesa da implementação de políticas públicas que garantam atenção e proteção a todos, quanto pelo fortalecimento do serviço público, e a unidade dos trabalhadores é condição indispensável para enfrentarmos essa crise. Por isso, conclamamos a categoria docente a participar do ato deste sábado, 1º de maio”, concluiu Wellington Duarte.

Além de lideranças políticas e sindicais, a atividade contará com a participação de artistas como Chico Buarque, Elza Soares, Chico César, Osmar Prado, Teresa Cristina, entre outros.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]