Em segundo ano on-line, Pint of Science leva ciência a 67 cidades brasileiras

Publicado em 17 de maio de 2021 às 11h05min

Tag(s): Ciência Evento



 O Brasil é um dos 30 países no mundo que participa do festival de divulgação científica de 17 a 19 de maio.

Pelo segundo ano consecutivo, o Pint of Science, maior evento mundial de divulgação científica em bares e restaurantes, acontece em formato on-line no País. No total, 67 cidades brasileiras, sendo 10 capitais, recebem o evento nos próximos dias 17, 18 e 19, com programação o dia todo. O Brasil é um dos 30 países que realizam o Pint of Science em 2021.

Também pelo segundo ano consecutivo, as cidades vão realizar o Pint of Milk, um evento de divulgação científica pensado para as crianças. A transmissão dos eventos acontecerá no canal do Pint of Science Brasil no Youtube, além dos canais das instituições de ensino parceiras. Para saber como assistir, basta acessar a programação no site: https://pintofscience.com.br/

“Infelizmente, por conta da pandemia, não poderemos realizar novamente o Pint of Science em bares e restaurantes das cidades participantes”, explica o coordenador do Pint of Science Brasil, Luiz Gustavo de Almeida. “O que nos motiva a continuar é a comunidade criada em torno do festival.”

O evento acontece anualmente, graças ao empenho dos coordenadores e das equipes locais espalhados por todo o País. “São pessoas incríveis que voluntariamente sabem que é apenas com a ajuda da ciência que vamos conseguir superar a pandemia. Por isso, vamos mais uma vez brindar à ciência, ainda que remotamente”, conclui Luiz.

Destaques da programação do Pint of Science

Perguntas absurdas vs Cientistas sensatos é o tema de uma das atividades do Pint of Science em Brasília. Se você já se perguntou “Como as baratas e os ratos comem esgoto e lixo e não têm dor de barriga?”, aqui é o lugar para encontrar as respostas!

Como transformar a sala de aula em um verdadeiro experimento? Se você é daqueles que acredita que a educação é o que transforma tudo, não deixe de conferir o evento “Ciência na sala de aula” em São Paulo (SP) e venha tirar suas dúvidas sobre o uso de métodos de investigação e a importância da diversidade no ensino de ciências.

Como a pandemia tem influenciado a produtividade das mães e pesquisadoras é a preocupação do evento “Pandemia e maternidade: como esses fatores têm afetado a produtividade na pesquisa?”, que acontece no primeiro dia de eventos em Palmas (TO).

Em Novo Hamburgo (RS), vamos falar sobre as consequências da automedicação e o uso indevido ou inadequado de medicamentos, especialmente, o de antibióticos durante a pandemia.


Destaques da programação do Pint of Milk

Durante o Pint of Milk de João Monlevade (MG) contaremos com a ilustre participação do artista mineiro Darlan Rosa, conhecido como o Pai do Zé Gotinha, personagem histórico da campanha nacional de imunização brasileira.

A edição voltada para crianças acontecerá nas cidades de Belo Horizonte (MG), Lavras (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Marabá (PA) e Vila Velha (ES).

Quantas perguntas cabem na cabeça de uma criança curiosa? Infinitas! Mas a equipe do Rio de Janeiro embarcou na missão de ajudar as crianças a encontrarem as respostas para alguns desses porquês e responderá tudo ao vivo no YouTube!

Em Belo Horizonte (MG), será apresentada a animação “Hoje é dia de vacina!” que vai mostrar como as vacinas protegem a nossa saúde e tiram de cena doenças contagiosas.

Em Campos de Goytacazes (RJ), tem as aventuras da Dra. Lucimundi Voyageur para contar como é a vida na praia! Muitos animais são pequenos e ficam escondidos. É difícil de ver! Tem que ficar atento para encontrar os rastros na areia. Então, que tal uma lupa e uma especialista para ajudar?

Em Vila Velha (ES), teremos o evento “Tem ciência na cozinha!”, que vai mostrar que toda cozinha é praticamente um laboratório de experimentos, com transformações químicas e físicas acontecendo o tempo todo!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Pint of Science 2021 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]