Pint of Milk coloca cientistas respondendo perguntas de estudantes

Publicado em 17 de maio de 2021 às 11h15min

Tag(s): Ciência Evento



“É possível ir ao passado ou ao futuro?”; “Por que nunca mandamos um ser humano a marte?”. Dúvidas assim estão na cabeça de muita gente que se interessa minimamente por ciência, mas essas aí foram feitas por alunos do ensino fundamental do Rio Grande do Norte para serem respondidas por estudantes de graduação, professores e pesquisadores, dentro do Pint of Milk, atividade do Pint of Science Natal 2021 que acontece de segunda, 17, até quarta-feira, 19, exclusivamente on-line.

A equipe do Pint Natal recolheu dezenas dessas perguntas, das mais simples às mais complexas, e saiu batendo na porta de quem podia responder e o resultado surpreendeu. Com apoio de estudantes do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), Instituto Santos Dumont (ISD) e supervisão da professora Carolina Gonzalez, também do ISD, e uma das coordenadoras do Pint of Science. A ação contou ainda com o apoio da professora Elaine Rodrigues que atua no Complexo Educacional Contemporâneo, unidades Lagoa Nova e Cidade Verde, e no Colégio Objetivo, unidades Natal e João Câmara. Foram editados três vídeos de 35 minutos que serão apresentados todos os dias do evento a partir das 17h no canal do Pint of Science Brasil. Veja o primeiro aqui.

O objetivo do Pint Brasil é ampliar a percepção da ciência a partir de atividades de popularização da ciência. Esse evento geralmente acontece na mesa de bar, por isso seu nome, mas desde o ano passado está acontecendo virtualmente. Ao levar esse debate pensando no estudante do ensino básico, as coordenações nacionais e regionais dão novo passo na tarefa de tornar a ciência mais acessível e construir interesse de mais gente para trilhar esse caminho no futuro.

Segundo  Carolina Gonzalez, a produção do material para o Pint of Milk Natal 2021 foi uma experiência muito gratificante para todos da equipe. “Ficamos surpresos tanto com a grande curiosidade das crianças (recebemos quase 500 perguntas), quanto com a quantidade de pesquisadores que toparam colaborar nesse projeto. Estamos muito gratos Fizemos esses vídeos com muito carinho, esperamos que desfrutem deles tanto como nós desfrutamos na hora da produção”, disse a professora, acrescentando que está organizando uma atividade de extensão no ISD, junto com pesquisadores da UFRN, para continuar respondendo as perguntas que ficaram sem resposta.

O Pint of Milk é coordenado em Natal pela equipe do Pint of Science Natal que envolve professores e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculados ao Centro de Biociências (CB), Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Instituto do Cérebro (ICe) e Agência de Comunicação (Agecom) e do ISD. Neste ano, o grupo da capital tem parceria com Mossoró, através da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]