Em entrevista ao Jornal da Educação, docentes convidam educadores a participarem da Conape 2022

Publicado em 28 de junho de 2021 às 16h23min

Tag(s): Conape



No dia 22 de junho, o Fórum Estadual de Educação no Rio Grande do Norte realizou o lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que será sediada em Natal no próximo ano. Para falar sobre o assunto, a coordenadora do Fórum Estadual, Rute Régis, concedeu uma entrevista ao Jornal da Educação, programa veiculado na Rádio Universitária FM, nesta sexta-feira (25).

Para a professora, o Governo Federal secundariza o Plano Nacional de Educação e o alinhamento entre estados e municípios. Assim, o objetivo da Conferência é garantir a “mobilização de órgãos governamentais e não governamentais, ligados ao campo da educação, para que nós tenhamos uma pauta de luta contra os ataques que a educação vêm sofrendo nos últimos anos pelo governo Bolsonaro”, afirma.

O Plano, construído com a participação de vários segmentos do campo da educação, como gestores, profissionais de educação, pais e estudantes, ainda respeita a Constituição Federal, que estabelece que o Plano Nacional da Educação e seu alinhamento nos estados e municípios é o grande articulador do Sistema Nacional da Educação. Organizada em seis eixos temáticos, a Conape vai “sinalizar politicamente e pedagogicamente o lema: ‘educação para todos se constrói com democracia e participação social. Nenhum direito a menos’”, conclama Rute.

Dárlio Teixeira, diretor do ADURN-Sindicato e membro da comissão de mobilização a nível estadual e nacional, lembra a importância das entidades nacionais que constroem a Conape 2022. “É um momento de unificação dos movimentos da educação no Brasil. Eu posso citar a CNTE, que é a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, e o PROIFES-Federação, que é a federação que congrega vários sindicatos de universidades do Brasil, que estão à frente deste movimento, mas se unem várias entidades de educação do estado brasileiro”, afirma. “Eu acredito que é um movimento que tende a engrandecer os movimentos sociais de um modo geral”, diz o dirigente.

Para o professor, o evento representará um marco: “vai ser uma ebulição para a reivindicação do movimento da educação para as questões que a gente tem sofrido consequências gravíssimas, tanto no ensino básico como no ensino superior”, assegura.

Teixeira faz ainda um convite para a participação na conferência, que une as educações básica, técnica e superior. “É um movimento legítimo de toda a classe da educação para melhores condições do nosso trabalho, para reivindicações em relação a todas as questões que urgem nesse momento em relação à educação, que tem sido um alvo frequente do Governo Federal”, diz.

Com o lema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, a Conape 2022 deve ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho do próximo ano, em Natal/RN.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]