Aluna da UFRN lança livro de crônicas no próximo dia 28

Publicado em 20 de julho de 2021 às 11h56min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



“Um compartilhamento de sentimentos que surgem nos momentos mais intensos, sejam de alegria ou dor”. Assim Hirlary Nakagaiche descreve seu livro “Entre o sossego e a inquietude”, uma coletânea de crônicas que será lançada na próxima quarta-feira (28). O evento online é mais uma realização do projeto Encontros e Conversas, e será transmitido às 19h30 pelo canal do YouTube do ADURN-Sindicato.

Permeado por “incertezas humanas”, “belezas minimalistas do cotidiano” e “reflexões que passam despercebidas”, a obra é um compilado de crônicas escritas desde os 16 anos pela autora, que agora tem 22. Com a divisão em três partes (Manhã, Tarde e Noite), a ideia, segundo a escritora, é que cada horário traga sentimentos contrastantes junto com a evolução do humor ao longo do dia. 

Hirlary, que é estudante do curso de Ciências Sociais da UFRN, diz que o livro nasceu “a partir da necessidade de desabafo e registro das coisas bonitas da vida, como memórias de infância, um momento de descanso e a atenção aos pequenos detalhes”.

“Enquanto escrevia ‘Entre o sossego e a inquietude’, sempre me deixei muito livre pra trabalhar quando a inspiração fluísse”, afirma Nakagaiche. “E o que me inspira tem muito a ver com minhas emoções e, acima de tudo, da observação de coisas que geralmente passam despercebidas”, completa.

E em um livro que traz no título dois sentimentos contrastantes, a autora não se furta de comentar o que também a deixa sossegada e inquieta: “o meu sossego tem muito a ver com a arte. Gosto muito de cantar, ouvir poemas, os sons da natureza e os abraços”, afirma ela. Do outro lado, a inquietude vem junto do inconformismo. “Sempre me revolto com o modo que pessoas se tratam e com a inconsciência. Penso que deveria haver mais sensibilidade no mundo. Sinto que absorvo um pouco a dor quando a observo no outro, tomo para mim”, acentua.

O livro “Entre o sossego e a inquietude” é uma publicação da editora Caravela Selo Cultural e estará à venda na Cooperativa Cultural da UFRN.

Serviço

Lançamento do livro Entre o sossego e a inquietude

Quando? Dia 28 de julho de 2021

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]