Morre, aos 84 anos, o cientista social Francisco Weffort

Publicado em 02 de agosto de 2021 às 13h06min

Tag(s): Nota de Falecimento



Neste domingo, 1, o Brasil perdeu um dos seus principais intelectuais, o cientista político: Francisco Correa Weffort.  Aos 84 anos, Weffort sofreu um infarto do miocárdio enquanto era preparado para uma cirurgia de urgência, que previa a desobstrução de artérias e a colocação de uma válvula na aorta.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Weffort atuou como docente da instituição de 1961 até o golpe militar de 1964. Anos mais tarde, em 1977 tornou-se docente livre na USP. Ao longo da vida também lecionou em instituições no Chile, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos. É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda ao qual foi filiado até 1994. Em 1995, assumiu o Ministério da Cultura do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). 

Tinha como eixo central de sua vida acadêmica a reflexão sobre a democracia e o populismo no Brasil e escreveu livros como "Formação do Pensamento Político Brasileiro", "Por que Democracia" e "Qual democracia?", se consolidando como protagonista na luta pela democracia no país e pela afirmação das ciências sociais brasileiras. Seu último trabalho publicado foi o livro "Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil", com o professor José Álvaro Moisés.

Nas redes sociais, o cientista social e professor emérito da UFRN, Willington Germano, lamentou a morte do colega: "Mais uma lamentável e irreparável perda.  Wefford é um mestre que fez parte da nossa vida. (...) Como presidente da nossa querida Cooperativa Cultural tivemos a satisfação de trazê-lo a Natal para palestras e o lançamento do seu livro 'Por que democracia', evento em parceria com a pós graduação de ciências sociais e o ADURN-Sindicato. Um autor fundamental na transição democrática. Um pensador importante". 

De acordo com informações da Folha, Weffort será enterrado em São Paulo. A família ainda não decidiu se fará algum tipo de cerimônia.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]