Orçamento e gestão democrática das IFES é tema de discussão do 2º Encontro de Docentes da UFRN

Publicado em 09 de setembro de 2021 às 21h22min

Tag(s): Encontro



Durante os dias 09 e 10 de setembro, o ADURN-Sindicato tem realizado o 2º Encontro de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); uma etapa preparatória para o XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que vai acontecer de 03 a 05 de novembro de 2021.

A programação teve início na tarde de hoje (09) com a mesa temática “Carreira docente: Os efeitos da portaria 983 e do ponto eletrônico nas atividades docentes”, disponibilizada no YouTube do ADURN-Sindicato e resumida no texto que pode ser acessado aqui.

Após discussões internas, a segunda mesa temática, intitulada “Orçamento, gestão democrática das IFEs e desafios da Ciência e Tecnologia”, contou com a participação do professor Ênio Pontes,  diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação do PROIFES-Federação, e mediação de Dárlio Inácio e Ruthineia Diógenes, diretores do ADURN-Sindicato.

Em sua fala, o professor Ênio relembrou os inúmeros cortes no orçamento destinado à Ciência e Tecnologia (C&T) no país, ocorridos especialmente após o golpe de 2016; abordou a importância desta área para o desenvolvimento da nação; e reforçou que somente a soma de esforços garantirá a liberação integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), "única saída para evitar o apagão da ciência brasileira".

O representante do PROIFES-Federação destacou ainda que “a pandemia evidenciou de maneira muito clara que investir na ciência é questão de sobrevivência. Nós estamos vivendo uma reestruturação global, onde o conhecimento passa a ter maior valor que qualquer outro recurso gerador de valor monetário”.

Ênio Pontes encerrou a sua fala reiterando que a nossa pauta maior neste momento “é a reconstrução da institucionalidade democrática brasileira, de suas instituições educacionais, científicas, culturais e ambientais". Em se tratando especificamente das instituições científicas, o professor enfatizou que elas “precisam ocupar um lugar estratégico dentro do plano político nacional, pois o desenvolvimento econômico e social está atrelado ao desenvolvimento científico e tecnológico.”

A programação do 2º Encontro de Docentes da UFRN segue amanhã com duas novas mesas temáticas - todas elas disponibilizadas ao vivo no canal do YouTube do ADURN-Sindicato - e discussões internas das quais podem participar professores sindicalizados.

A fala completa de Ênio Pontes pode ser acessada no vídeo abaixo:

Acompanhe aqui a programação desta sexta-feira (10):

8h - Cenário político, econômico e social no Brasil pandêmico e defesa da Democracia e dos Direitos Humanos. 

Convidados(as): Prof. Wellington Duarte (ADURN-Sindicato/PROIFES-Federação) e Profa. Rosangela Gonçalves de Oliveira (Sindiedutec/PROIFES-Federação)

Mediação: Wellington Duarte e Oswaldo Negrão

 

10h - Organização do movimento sindical frente aos novos desafios. 

Convidado: Prof. Victor Rodrigues (Professor do IFPB e diretor do SINTEF/PB)

Mediação: Mercês Fátima e Alex Reinecke

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]