"Paradoxalmente, quanto mais adverso é o contexto, mais os sindicatos são necessários", afirma Victor Rodrigues na última mesa do 2º Encontro de Docentes da UFRN

Publicado em 10 de setembro de 2021 às 12h12min

Tag(s): Encontro



Em preparação para o XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, o ADURN-Sindicato realizou nestas quinta (9) e sexta-feira (10) o 2º Encontro de Docentes da UFRN. O professor do Instituto Federal da Paraíba e diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação da Paraíba (SINTEF/PB), Victor Rodrigues, foi o convidado da última mesa do evento, para falar sobre a organização do movimento sindical frente aos novos desafios. A atividade foi mediada pela diretora do ADURN-Sindicato, Mercês Fátima, e pelo diretor Alex Reinecke, 

Victor iniciou sua exposição apontando as provocações que iriam nortear a conversa sobre o tema proposto: “Os sindicatos estão em crise? São imprescindíveis, precisam se renovar? Como?”, questionou. Além disso, o docente pontuou sobre o contexto atual, que considera adverso para a ação sindical. 

Para ele, "Paradoxalmente, quanto mais adverso é o contexto, mais os sindicatos são necessários". O dirigente explica que isso é o que acontece na atualidade diante de "uma quantidade absurda de reformas, e não são reformas de acréscimo de direitos, de garantia de estabilidade. São reformas de retirada de direitos e flexibilização trabalhista, desde 2008".

Nesse aspecto, Victor Rodrigues lembra que  a  extinção do Ministério do Trabalho, pelo Governo Bolsonaro, não foi um ato qualquer: “Tem um peso simbólico imenso, consequências práticas. O primeiro gesto do governo foi dar um recado aos trabalhadores e ao movimento sindical de que a questão do trabalho não seria importante no seu governo".

O docente alertou para o caráter de precarização do trabalho da Proposta de Emenda à Constituição 32. Ele considera que a Reforma Administrativa é a Reforma Trabalhista do setor público e aponta as formas de contratação e demissão, e a estabilidade restrita às carreiras de Estado como alguns pontos presentes à proposta que fragilizam o servidor público.

O estímulo à reflexão dos presentes foi provocado a partir de um resgate histórico e da apresentação de dados sobre o Movimento Sindical. O diretor do ADURN-Sindicato, Alex Reinecke, observou que o atual contexto provoca um impacto na solidariedade de classe: "Me parece ser uma ação degradante das racionalidades neoliberais, na medida em que vão produzindo uma erosão dentro da dimensão da solidariedade, tão fundamental na ação sindical e ação política".

Ao final da exposição, o professor Victor apontou os desafios para a renovação do Movimento Sindical. 

 

Veja abaixo o debate completo:

 

 

Todos os debates realizados no 2º Encontro de Docentes da UFRN estão disponíveis no canal do YouTube do ADURN-Sindicato.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]