ADURN-Sindicato abre inscrições para candidatas e candidatos a delegadas(os) do XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação

Publicado em 04 de outubro de 2021 às 16h03min

Tag(s): Encontro do PROIFES



 

Nesta terça-feira, 05 de outubro, o ADURN-Sindicato abre as inscrições para candidatas e candidatos a delegadas(os) do XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que será realizado entre os dias 03 e 05 de novembro de 2021. Este ano, o encontro segue no formato virtual. 

Qualquer docente sindicalizado está apto a participar. Para isso, basta preencher o formulário disponível aqui até o dia 7 de outubro. A lista com os candidatos(as) inscritos(as) será divulgada no dia 8.

O processo de votação se dará eletronicamente através da área restrita do site do Sindicato das 8h do dia 11 às 18h do dia 15 de outubro. A divulgação dos delegados eleitos será disponibilizada na página do ADURN-Sindicato.

De acordo com o Estatuto do PROIFES-Federação, o número de delegados considerados eleitos corresponde a uma votação de 50 sindicalizados ou fração. Exemplificando: 1 a 50 votantes – 1 delegado eleito; 51 a 100 votantes – 2 delegados eleitos, e assim sucessivamente. A ordem de eleição de cada candidato será definida pelo número de votos individualmente recebidos. Serão considerados suplentes os candidatos não eleitos, definindo-se a ordem de suplência de acordo com a votação recebida.

O Encontro

O Encontro Nacional do PROIFES-Federação é um espaço privilegiado de discussão política com o intuito de traçar diretrizes de atuação da Federação. Coerente com o forte trabalho em defesa da vida realizado pelos Sindicatos ao longo de 2020 e 2021 e em respeito à vida, mais uma vez o encontro será realizado de forma totalmente virtual e precedido de Pré-Encontros regionais, organizados em cada Sindicato filiado. No Rio Grande do Norte, o pré-encontro regional promovido pelo ADURN-Sindicato aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro.

Durante o encontro, as discussões dos eixos são realizadas pelas delegações eleitas para representar os sindicatos, a partir dos textos produzidos por professores sindicalizados, conforme modelo formal apresentado pela organização do evento. Ao final do debate, as propostas apontadas na discussão são votadas e encaminhadas para avaliação do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação.

Desse modo, a função do delegado(a) é participar dos debates e votar as proposições apresentadas. 

Eixos de Discussão

Infelizmente, não é só a pandemia que continua ceifando vidas! O cenário político também continua desfavorável para a educação, para os trabalhadores e para o serviço público em geral. As propostas em discussão no Congresso Nacional, em especial a proposta de Reforma Administrativa (PEC 32) e as políticas emanadas do poder executivo representam fortes retrocessos, com ataques a direitos históricos dos trabalhadores e, em sua essência, um realinhamento do Estado como ente secundário na defesa do cidadão, transferindo para a iniciativa privada os serviços públicos existentes. A ameaça ao estado democrático de direito continua rondando os discursos e ações das autoridades que ocupam a esplanada dos ministérios em Brasília.

Na educação, a drástica redução orçamentária ameaça a existência das universidades e institutos federais, cerceia o debate sobre recomposição de perdas salariais e de atualização das carreiras dos professores e professoras. Da mesma forma, elimina bolsas, projetos e espaços de pesquisas além de comprometer seriamente as instituições promotoras de políticas para a ciência e tecnologia (CAPES, CNPQ, FINEP, etc.). Há ainda o empenho na redefinição de políticas de retrocesso como ensino domiciliar, a militarização das escolas e políticas de inclusão social.

Não podemos esquecer neste debate que o PROIFES adquiriu forte reconhecimento político no conjunto das entidades que fazem as lutas sociais e sindicais. Os avanços obtidos nos últimos anos na educação federal – hoje em franco retrocesso – têm em todos eles o DNA do PROIFES que soube combinar a capacidade de mobilização com a negociação e conferiu novo patamar de garantia de ganhos salariais e uma carreira razoavelmente estável para os professores federais (MS e EBTT).

Estes – entre muitos a serem pautados pelos nossos professores e professoras – são os desafios que a Diretoria Executiva da Federação traz para o debate. Veja abaixo os eixos de discussão do XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação:

1. Cenário político, econômico e social no Brasil pandêmico e defesa da Democracia e dos Direitos Humanos;
2. Orçamento, gestão democrática das IFEs e desafios da Ciência e Tecnologia;
3. Carreira, salário, condições de trabalho e aposentadoria, e atuação docente na pandemia e pós-pandemia;
4. Organização do movimento sindical frente aos novos desafios.

*Com informações do PROIFES-Federação

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]