Atendendo à solicitação do ADURN-Sindicato, reitoria reajusta calendário acadêmico

Publicado em 19 de novembro de 2021 às 14h25min

Tag(s): Docentes



Nesta quinta-feira (18), em atendimento à solicitação feita pelo ADURN-Sindicato, a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou, por meio de ofício, a suspensão da semana de planejamento do ano letivo de 2022. A medida vai permitir que os docentes possam ampliar o período de férias no mês de março, que antes era de apenas 17 dias.

A solicitação de ajuste do calendário foi feita à reitoria em reunião realizada na última terça-feira (16). Além de apresentar essa demanda, na oportunidade o sindicato conversou com a gestão da universidade sobre o retorno do transporte circular no campus universitário, e compartilhou preocupações acerca da saúde mental docente e das iniciativas para incentivar a vacinação contra a Covid-19 entre a comunidade universitária.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o diálogo com a reitoria é o caminho para buscar soluções conjuntas. Ele explica que o sindicato buscou a gestão da universidade pois, “neste momento de tantos desafios, considerando a pandemia de Covid-19 e o calendário acadêmico anteriormente proposto, o ADURN-Sindicato, na escuta dos seus representados identificou a necessidade de pensar estratégias para ampliar o período de férias”.

Com a mudança, professoras e professores terão um espaço de três semanas para agendar o recesso. “A mudança no calendário oportunizou aos docentes uma janela maior de descanso, já que os últimos semestres trouxeram uma sobrecarga nos processos de trabalho”, avaliou Negrão.

De acordo com o ofício circular encaminhado pela UFRN, os docentes que já marcaram suas férias, se desejarem, podem efetuar as alterações incluindo o período em que ia ser realizado esse planejamento (21 a 25/03/2022). Para tanto, o servidor deve acessar o SIGRH > Menu servidor > Férias > Consulta/Alteração/Exclusão de Férias, em seguida, seleciona o exercício das férias que deseja alterar.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]