Pais lançam livro sobre histórias de superação de luto: “falar sobre morte ainda é um tabu”

Publicado em 15 de março de 2022 às 10h24min

Tag(s): Encontros e Conversas



Imagem

“Histórias nas quais a dor, quando é superada, se transforma em saudade e doces lembranças que seguirão por toda a vida”. Assim Rosângela Oliveros define o livro “Viver o luto e RECOMEÇAR”, organizado por ela em parceria com o marido, Marcílio Oliveros. A obra será lançada nesta quinta-feira (17), às 19h30, por meio do projeto “Encontros e Conversas”. A transmissão será pelo canal do YouTube do ADURN-Sindicato.

Rosângela e Marcílio vivenciaram diretamente a mesma dor retratada pelos pais no livro. Em 2008, perderam a filha Ângela em um acidente de carro no interior do estado. Já em 2010, deram início ao GAMPEE (Grupo de Apoio a Mães e Pais Enlutados e Esperançosos) para dividir o luto com outras mães e pais. 

“Após 11 anos de atividades com os pais e mães enlutados, padres e psicólogos ocorreu a necessidade de consolidar todo esse trabalho e estabelecer uma base para as ações futuras relacionadas com a vivência do luto. O livro permite também que mais pessoas possam ser orientadas em seu luto”, afirma.

Segundo ela, falar sobre a morte ainda é um tabu. “Os pais enlutados sentem falta de espaço e pessoas para partilharem a dor e as dúvidas de como vivenciar o luto”, diz. “Após a perda de um filho, os pais enlutados precisam de ajuda emocional e espiritual, a fim de que encontrem os meios para estabelecerem um novo equilíbrio em suas vidas”.

Para tentar superar a perda, o trabalho do GAMPEE é feito com ajuda da Igreja e de psicólogos. Para ela, as duas áreas são importantes nesse momento de enfrentamento. “O suporte psicológico favorece o reajuste e adaptação, o alívio de sintomas e sofrimento emocional bem como a recuperação da autoestima que muitas vezes é afetada no luto”, fala. Por outro lado, existe a fé, que “permite olhar para a morte sem temê-la e aceitá-la como parte natural de nossa vida, algo que devemos aprender a lidar”, defende.

“Trabalhar tanto a parte emocional quanto a parte espiritual no processo do luto é extremamente salutar, ambas funcionam como suportes importantes na nova estrada que está sendo trilhada”, assegura Rosângela. 

Como parte desse propósito, o lançamento de “Viver o luto e recomeçar” terá diferentes convidados. Participam Adelina Saleh, estudante de Psicologia e mãe participante do GAMPEE; a psicóloga Monique Elali e o padre Alexandre Rossino. Junto a eles, estarão Rosângela e Marcílio Oliveros.

O livro já está à venda na Cooperativa Cultural da UFRN e custa R$ 55,00. Ele também pode ser adquirido diretamente com a autora, pelo número (84) 99411-2026.

Serviço

Lançamento do livro “Viver o luto e RECOMEÇAR”

Quando? Dia 17 de março de 2021.

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]