Com poesia e música, José Acaci lança livro pelo projeto Encontros e Conversas

Publicado em 01 de abril de 2022 às 09h47min

Tag(s): Encontros e Conversas



Imagem

Foi realizado na noite de ontem (31) o lançamento do livro “Pitiguari na janela (e outros poemas) - Inspiração em tempos de pandemia”, do escritor potiguar José Acaci. O evento fechou a programação de março do projeto Encontros e Conversas, produzido pelo ADURN-Sindicato em parceria com a Cooperativa Cultural.

Mediado pelo jornalista Ruy Rocha, o lançamento teve uma fala de abertura feita por José Correia Torres Neto, presidente da Cooperativa. Ele leu um trecho da orelha da obra, escrita por Carlos Magno de Souza: “poeta sonha, mas também denuncia as mazelas,  o descaso com algo tão primoroso que é a educação”. Para Correia, essas denúncias já vinham sendo feitas por Acaci.  “Da mesma forma que ele canta a beleza da natureza, a poesia, o amor, o carinho, ele também denuncia as mazelas que o professor Carlos Magno expõe”, afirmou.

Ruy relembrou o momento de isolamento social imposto pela Covid-19. “Mesmo a pandemia sendo esse tempo dificílimo, a gente viu o pessoal resistindo, criando livros, produzindo arte, cultura. As professoras e professores se desdobrando para formar leitores, e os poetas também”.

A mesa de lançamento contou também com a presença das professoras Paula Bemino, coordenadora do Projeto Poesia do Bem, e Maria José, mediadora de leitura na escola vencedora do prêmio de Melhor Biblioteca Escolar do Brasil em 2021. Segundo Paula, o escritor denuncia alguns males, como ao meio ambiente, “mas trazendo, dentro dos momentos mais tristes, a beleza mais bonita que é a poesia, e nos fortalece, nos ajuda”. Já Maria José recomendou: “procurem adquirir esse livro. Vai ser muito bacana porque todos nós estamos com sede de literatura”.

Sobre o título do livro, o escritor disse que veio de um canto de um pássaro que sempre ouvia ao lado da janela, mas não conseguia vê-lo. “Já no segundo dia da pandemia esse pássaro começou a pousar na minha janela e cantar. E ele não parou. Foram quase quatro meses voltando na minha janela para cantar”, lembrou. Instigado por um amigo a fazer um texto, o evento com o pássaro se desdobrou. “Da poesia nasceu uma música, e minha esposa disse que esse nome dava uma capa de livro linda”.  

A obra “Pitiguari na janela (e outros poemas) - Inspiração em tempos de pandemia” foi lançada pela editora paulista IXTLAN, e já está disponível na Livraria Cooperativa Cultural da UFRN.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]