Natal realiza mais um ato político-cultural pelo “Bolsonaro Nunca Mais!” neste sábado

Publicado em 08 de abril de 2022 às 11h27min

Tag(s): Manifestação



Neste sábado (09), dia nacional de mobilização contra o governo federal, Natal será palco de muita cultura e luta. Com o mote “Bolsonaro Nunca Mais!”, o ato está sendo convocado pela Campanha Fora Bolsonaro e conta com a adesão de diversas centrais sindicais, movimentos sociais e entidades de juventude.

Dentre as pautas de protesto, estão o aumento dos combustíveis e do gás, da fome e do desemprego. Em março, a gasolina sofreu um reajuste de 18,8% e o valor nas bombas ultrapassou os R$8,00 em alguns estados. A crise econômica também agravou a vida de mais de 20 milhões de brasileiros, que disseram passar 24 horas ou mais sem ter o que comer, segundo relatório de insegurança alimentar divulgado em 2021 pela Rede Pessan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Na Educação, docentes e estudantes também irão às ruas contra os escândalos recentes no Ministério da Educação (MEC). A pasta se tornou alvo de acusações de propinas, com a revelação de indícios de um esquema informal de obtenção de verbas envolvendo dois pastores sem cargo público. Mais recentemente, o ministério também foi acusado de superfaturamento na compra de ônibus escolares.

Outro ponto de reivindicação é a retomada dos investimentos na Educação. Nesta quarta (6), em reunião com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROGESP/UFRN), a universidade exibiu a planilha com o Orçamento de Gastos de Pessoal para 2022. De acordo com a PROGESP, para este ano a UFRN teve um recuo de 7,9% no orçamento em relação a 2021.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o fim desse cenário passa pela revogação da Emenda Constitucional 95, que em 2016 estabeleceu um congelamento nos investimentos por 20 anos e trouxe um quadro preocupante de precarização das universidades.

Em Natal, o ato será realizado na Praça Gentil Ferreira (Alecrim), a partir das 08h30, e contará com a apresentação de artistas locais. O ADURN-Sindicato e o PROIFES-Federação estarão presentes e convidam a todos e todas para se juntarem, nas redes e ruas, em mais este ato político-cultural contra o governo Bolsonaro.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]