ADURN-Sindicato e PROIFES-Federação participam de reunião com governadora do RN para discutir a organização da Conape 2022

Publicado em 11 de abril de 2022 às 10h43min

Tag(s): Conape



“Vamos cumprir com esse papel histórico. Que Natal a partir do dia 15 de julho possa ser transformada na capital da luta no Brasil em defesa da educação pública sob a inspiração de Paulo Freire”, a afirmação é da governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, durante reunião realizada com as coordenações local e nacional da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022, na tarde da última sexta-feira (08). O ADURN-Sindicato e o PROIFES-Federação estiveram presentes à audiência, representados respectivamente pelo diretor Dárlio Teixeira, e pelo presidente Nilton Brandão.

Durante a manhã, as comissões já haviam se reunido com a equipe da Secretaria de Educação do Estado para fechar os detalhes da reta final de organização da Conape. “Esses encontros foram essenciais para a gente poder realizar os encaminhamentos necessários à realização deste grande evento, que tem a perspectiva de reunir aproximadamente 3 mil pessoas de todo o Brasil aqui em Natal”, afirmou Dárlio Teixeira.

Segundo a secretária adjunta da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec), Márcia Gurgel, “está tudo sendo encaminhado e estamos na expectativa de ter uma Conferência realmente que renove as energias das discussões para que conquistemos a retomada do Plano da Educação, com a perspectiva de termos as metas projetadas para 10 anos. Em relação à essa lacuna que tivemos, de seis anos, que possamos fazer um novo diagnóstico e relançar os dados, reabrindo os debates que já estavam sendo acumulados.”

O coordenador executivo da FNPE, Heleno Araújo, reforçou que “a Conape 2022 tem a intenção de contribuir para a reconstrução do país”, isso porque, a conferência gira em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e da defesa do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.

Já a presidente do Fórum Estadual da Educação (FEE/RN), Ruth Regis,  falou dos desafios “para articular a entidades ligadas ao campo da educação e os movimentos sociais na mobilização pela reconstrução do país frente aos retrocessos”. A professora traçou um panorama sobre a realização das conferências intermunicipais populares de Educação realizadas no Rio Grande do Norte - organizadas pelo FEE/RN, em 10 polos regionais que congregaram os 167 municípios, com participação total de mais de mil pessoas, entre elas delegados, convidados e observadores. A etapa estadual foi realizada nos dias 10 e 11 de março.

Com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, a segunda edição da Conferência Nacional Popular da Educação acontece entre os dias 15 e 17 de julho, em Natal/RN, reunindo diversas entidades da sociedade civil organizada para discutir a construção, o monitoramento e a avaliação de políticas educacionais, sobretudo em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE).

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]