Pesquisa debate sobre qualidade de vida dos servidores da UFRN em tempos de Covid-19

Publicado em 08 de novembro de 2022 às 16h04min

Tag(s): Docente Pesquisa Servidores UFRN



Com o objetivo de trazer à comunidade universitária a reflexão acerca das condições que a pandemia da Covid-19 trouxe aos servidores, os professores Sabrina Barros, Antônio Alves Filho, Maria Teresa Pires, Jorge Tarcísio e o psicólogo João Argolo elaboraram uma pesquisa intitulada: "A universidade pública em tempos de Covid-19: condições e qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte". 

No projeto, os autores abordam as dificuldades que se instauram entre a classe trabalhadora na universidade, em consequência das adaptações e dos modelos de reestruturação que a Covid-19 tem oferecido aos servidores. Além disso, o trabalho traz uma análise acerca da qualidade de vida que o quadro de funcionários da UFRN dispõe. 

Assim, os pesquisadores buscam refletir também sobre a precarização do trabalho e em que isso tem repercutido de maneira negativa na vida e na saúde dos docentes e servidores técnico-administrativos.  

Consta no projeto ainda que "com os resultados obtidos, espera-se contribuir na reflexão: dos problemas vividos pelos servidores públicos no desenvolvimento de suas atividades, tendo em vista o atual contexto de crise pandêmica; e dos problemas nem sempre equacionados adequadamente e que possivelmente contribuem para o aumento do sofrimento e adoecimento psíquicos.". 

Uma das autoras, a professora Sabrina Barros, destaca: "O que nós queremos com essa pesquisa é levantar dados empíricos que sinalizam quais aspectos têm afetado, impactado a vida do trabalho desses servidores. E por meio desses dados poder fomentar uma discussão mais aprofundada sobre a realidade do trabalho em nossas instituições.". 

O trabalho é do Núcleo de Pesquisas em Saúde, Ambiente e Trabalho (NPSAT), na área de conhecimento de Fatores Humanos no Trabalho. Projetos como "Qualidade de vida no trabalho: concepções das universidades federais brasileiras" e "Questionário de Condições de Trabalho para Servidores Universitários" são semelhantes à pesquisa como esta que trata sobre as condições e a qualidade de vida no trabalho.

O psicólogo e também colaborador do projeto, João Argolo, reforça a necessidade da participação na pesquisa, por meio do formulário, tendo em vista que é "extremamente relevante para a categoria docente, e também para sua entidade sindical, as informações estratégicas para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida da categoria". 

O formulário pode ser respondido através do acesso ao link disponível aqui.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]