Lula pode dividir Ministério da Educação em duas pastas no novo governo; entenda

Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 13h37min

Tag(s): Educação Governo Lula Ministério da Educação



 Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou a interlocutores, segundo a jornalista Mônica Bergamo, que pretende dividir o Ministério da Educação em duas pastas, o que facilitaria a acomodação de aliados no novo governo. A pasta seria desmembrada para a criação de um ministério que cuidasse apenas da educação básica e outro que supervisionasse o ensino superior.

No entanto, quando questionado pela Folha de S.Paulo na saída da posse de Bruno Dantas como presidente do Tribunal de Contas da União, o petista não confirmou a informação. “Não, não. Estou pensando em outras coisas”, respondeu ele brevemente.

Caso a ideia seja levada para a frente, o Ministério do Ensino Superior incorporaria a pasta da Ciência e Tecnologia. A divisão do MEC é debatida desde o fim da semana passada.

O nome preferido do petista para o ministério era o da governadora do Ceará, Izolda Cela, que era do PDT e hoje está sem partido. No entanto, ela passou a ser bombardeada pelo senador eleito Camilo Santana, do PT do Ceará, que também quer o cargo.

Defensores da proposta afirmam que o MEC trata de realidade muito diferentes, a da inserção das crianças e adolescentes nas escolas e a melhoria do ensino para essa faixa etária, além de temas para o ensino superior.

Um outro integrante da equipe do petista diz que um possível Ministério do Ensino Superior poderia se dedicar com maior empenho à conexão entre ensino superior e inovação tecnologia.

 

Fonte: Diário do Centro do Mundo

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]